03 JUN 2019
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Começa a programação da Semana do Meio Ambiente

Começou nesta segunda-feira (03) a programação da Semana do Meio Ambiente, desenvolvida pela Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente com apoio de Corsan e Polimata. As atividades seguem até a sexta-feira (07).

Esta segunda-feira é o Dia da Água, desenvolvido com o tema ‘Conhecendo a água que bebemos’, com visitas de estudantes e professores a estação de tratamento da água. As atividades ocorreram entre às 8h e 12h. Os alunos receberam informações detalhadas sobre a água consumida em São Lourenço do Sul, desde a captação na barragem até o minucioso trabalho de tratamento feito na estação da Corsan para que a água vá ao reservatório de onde é distribuída para os consumidores. Ainda nesta segunda-feira, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Rosangela Saalfeld fará uma palestra na Câmara de Vereadores, às 19h, abrindo oficialmente a Semana do Meio Ambiente.

A programação segue ao longo da semana com diferentes temáticas a cada dia. Entes estas ações haverá plantio de árvores, limpeza da praia e do arroio, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras atividades que também envolvem a comunidade.

Segunda-feira (03) – Dia da água

8h às 12h – Conhecendo a água que bebemos. Local: Corsan; Visita guiada à Estação de Tratamento e Ponto de Captação de Água. Participantes: Alunos e professores de escolas públicas e privadas.

19h - Abertura da Semana de Meio Ambiente - Palestra da secretária de Planejamento e Meio Ambiente. Local: Câmara de Vereadores

Terça-feira (04) - Dia do Arroio

8h às 12h - Mutirão de limpeza - margens do arroio São Lourenço. Local: Final da avenida Santos Abreu até a foz do arroio São Lourenço. Marco inicial do Projeto de Revitalização dos Trapiches, limpeza e poda de árvores, retirada de resíduos sólidos, campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas, escoteiros, membros de entidades civis organizadas e população em geral.

Quarta-feira (05) - Dia da Praça

8h às 16h – Doação de mudas nativas, recolhimento de óleo de cozinha, exposição de orquídeas e cactos (Ivan Gorniak), CEAMA, Corsan, Projeto de Medicamentos Fitoterápicos, Lançamento do projeto “Bituca Zero” (Grupo Polimata), Feira de adoção de cães e gatos (Peludos SLS). Local: Praça Dedê Serpa.

10h – Plantio simbólico de árvores na praça central pelo prefeito, secretária de Planejamento e Meio Ambiente, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e representante do Ministério Público, lançamento da Campanha de Arborização e Conservação das Áreas Públicas Municipais. Local: praça Dedê Serpa.

19h15 – #PedalAmbiental- Pedalada Ambiental - organização Kbike, ULC, UCB e ONU. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral.

Quinta-feira (6) – Dia do Horto

8h às 12h – Oficina de plantio de mudas, plantio de espiral de ervas medicinais e visitação ao Horto Municipal. Participantes: Alunos e professores de escolas públicas e privadas e participantes de programas de Inclusão e Assistência do Município. Local: Horto Municipal - avenida Dr. Moliano Crespo, 1310.

Sexta-feira (7) - Dia da Lagoa

8h às 12h – Passeio pela orla da lagoa com recolhimento de resíduos sólidos, plantio de mudas nativas e campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral. Local de encontro: Trapiche em frente ao Lar dos Velhinhos Santo Antônio.