21 MAR 2019
Professores participam da primeira formação pedagógica de 2019

A Secretaria de Educação, Desporto e Cultura realizou na quarta-feira (20) a primeira formação pedagógica de 2019, reunindo os educadores da rede municipal de ensino no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas.

A secretária de Educação, Cristiane Hax, abriu o encontro falando sobre a importância das formações. “São momentos em que os professores podem aprimorar conhecimentos e fazer a troca com o outro, o que é muito importante. Temos uma tarefa grande de formar pessoas”, refletiu a secretária, completando: “Precisamos formar alunos comprometidos, propiciar métodos para o desenvolvimento deles”.

Na sequência, a secretária adjunta da Educação, Renata Blödorn, apresentou a proposta das formações que serão realizadas uma vez por mês, durante o dia. Antes, eram realizadas à noite, dificultando principalmente para os professores do interior. “As formações durante o dia possibilitam maior participação dos professores e não prejudicam o calendário dos alunos”, justificou.

Foram também apresentados o planejamento da Secretaria e as intencionalidades da formação pedagógica, além dos grupos de trabalho e coordenadores dos encontros do ano. Os projetos a serem trabalhados em 2019 na rede municipal de ensino são: A consciência cidadã (educação fiscal); Cuidados com a essência da vida; e Valorização da nossa cultura e do turismo local.

O encontro teve também grupos de trabalho em que os professores puderam juntos construir e sugerir o planejamento das próximas formações do ano. Durante a tarde, as escolas realizaram suas formações.

A formação pedagógica contou também com palestra de coordenador do Programa de Integração Tributária (PIT), Hélio Mendonça, que falou sobre educação fiscal, um dos projetos que serão trabalhados ao longo do ano nas escolas municipais. (confira mais aqui)