12 FEV 2019
Saúde é tema de encontro regional com secretária de estado

O prefeito Rudinei Härter coordenou no sábado (09), uma reunião regional para tratar de questões de saúde, com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O encontro foi realizado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), entidade presidida por Härter. Prefeitos e secretários de saúde dos municípios da região participaram da reunião que ocorreu durante a 18ª Festa da Melancia, em Pedro Osório.

A secretária Arita Bergmann foi convidada a falar sobre o governo do Estado e ouvir as necessidades dos municípios da Zona Sul com relação a repasses de recursos, organização e gestão de saúde na região. Arita apresentou um panorama dos 40 dias do governo Eduardo Leite, em que destacou que o Estado está trabalhando em um plano de renegociação da dívida com municípios e que parte do que é devido será pago. Explicou ainda que o governo trabalha para reorganização da rede de saúde básica, média e alta complexidade.  Ações de planejamento para definir critérios claros para os programas e repasses de recursos financeiros também estão em planejamento, pois o governo quer trabalhar com indicadores de evolução, evitando rupturas.

Segundo a secretária, deverá haver mudanças na forma de repasses de incentivos, tanto para hospitais, quanto para municípios. A ideia é criar indicadores para fazer estes repasses. Uma das metas é diminuir a judicialização com relação às ações de saúde no Estado. Arita ainda informou que o Banrisul vai disponibilizar uma linha de crédito de financiamento para hospitais e santas casas, no valor e R$ 90 milhões.

Na oportunidade, além da reunião com a secretária de saúde do estado e secretários municipais, houve uma reunião dos prefeitos. Em seguida, todos foram convidados para visitar a Festa da Melancia e participar da abertura oficial do evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024