19 SET 2018
Posto Central recebe novo colposcópio

Na manhã da terça-feira (18), foi entregue à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central um novo colposcópio, equipamento utilizado para identificação e acompanhamento de alterações no colo do útero, como câncer, por exemplo.

O novo equipamento substitui um antigo que já apresentava defeitos, num investimento de R$ 5 mil da Prefeitura de São Lourenço do Sul. A entrega foi feita pelo prefeito Rudinei Härter, a secretária de Saúde Arita Bergmann e a secretária adjunta Adriane Martins, num momento acompanhado por mulheres que aguardam por exames e acompanhamento.

A médica responsável por este atendimento, Clarice Wetzel da Silveira, apresentou o funcionamento do colposcópio, com demonstração em um vaso de flores para que os presentes visualizassem a forma como o equipamento oferece visualização de 16 vezes o tamanho real do colo do útero.

Em São Lourenço do Sul, as mulheres fazem exames de pré-câncer em uma das 14 unidades de saúde da cidade e do interior. Caso o exame apresente alguma alteração, o primeiro encaminhamento é para a UBS Central, onde são feitos exames mais detalhados e acompanhamento das alterações, situação em que o colposcópio é utilizado.