05 JUN 2018
III CONAE - Etapa Municipal está acontecendo hoje, no Grêmio Esportivo Lourenciano

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está realizando no dia de hoje (05) a III Conferência Nacional de Educação (CONAE) na Etapa Municipal.

A CONAE é um espaço de diálogo com a comunidade envolvendo diferentes segmentos e que este ano vem com o tema: "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".

O PNE de educação que esta sendo monitorado foi sancionado em 2014, fruto das discussões das Conaes anteriores. Então, agora é o momento de dialogar e verificar onde avançamos nos planos municipais e estaduais da educação, tendo como consonância as metas do Plano Nacional de Educação.

Durante a manhã, ocorreu apresentação da Banda Municipal Luiz Carlos Colvara, seguida da abertura oficial da Conferência. Durante a abertura, o Prefeito Municipal Rudinei Härter destacou a importância da realização da CONAE, sendo a Conferência a nível Municipal importantíssima para construir as próximas etapas (estadual e nacional).

A Abertura oficial foi seguida da palestra “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” de André Lemes da Silva – Presidente da UNDIME/RS. Também ocorreu a leitura do Regimento Interno da CONAE para discussão e aprovação da plenária.

Durante a tarde, serão discutidos os oito eixos que servirão de base para a construção do Documento de Referência que será redigido ao fim da Conferência.

Confira a programação da tarde da III CONAE - Etapa Municipal:

13h30min - Mesa-redonda para a discussão dos eixos temáticos:

• Eixo I. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
  • Coordenador – Nóris Beatriz Costa Ney (E.M.E.F Francisco Frömming)
  • Secretário – Catia Cilene Ribeiro (E.M.E.F Francisco Frömming)

• Eixo II. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
  • Coordenador – Erenita Nunes de Oliveira (E.M.E.I. Turma do Puff)
  • Secretário – Fabiane Schwartz (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo III. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
  • Coordenador – Roni Hilsinger (E.M.E.F. Martinho Lutero)
  • Secretário – Carla R. Barz Redmer Schneid (E.M.E.F. Martinho Lutero)

• Eixo IV. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.
  • Coordenador – Fabiano Bosenbecker (E.M.E.F. Castro Alves)
  • Secretário – Edna Soares Bosenbecker (E.M.E.F. Castro Alves)

• Eixo V. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
  • Coordenador - Luciana Bartz Bandeira (E.M.E.I. Recanto Feliz)
  • Secretário - Fátima de Jesus Armesto (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo VI. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
  • Coordenador – Loureci Schneider (E.M.E.F. Profª Marina Vargas)
  • Secretário – Janice Alves de Almeida (E.M.E.F. Profª Marina Vargas)

• Eixo VII. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
  • Coordenador – Marlon Borges Pestana (FURG – Campus de São Lourenço do Sul)
  • Secretário – Luciane Moreira Peske (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo VIII. Planos decenais, SNE e financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social.
  • Coordenador – Erno Reichow (Conselho Municipal do FUNDEB)
  • Secretário – Miriane Neutzling (Conselho Municipal do FUNDEB)

15h00min – Plenária Final com apreciação das emendas ao Documento Referência, apresentação e aprovação dos delegados.

16h30min – Encerramento da CONAE 2018 – Etapa Municipal