30 MAI 2018
III Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018 acontecerá dia 05 de junho

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Comissão Organizadora (composta por vários segmentos) da CONAE estão realizando os últimos preparativos para a III Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018 - Etapa Municipal que acontece no dia 05/06 no Grêmio Esportivo Lourenciano.

A CONAE é um espaço de diálogo com a comunidade envolvendo diferentes segmentos e que este ano vem com o tema: "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".

O PNE de educação que esta sendo monitorado foi sancionado em 2014, fruto das discussões das Conaes anteriores. Então, agora é o momento de dialogar e verificar onde avançamos nos planos municipais e estaduais da educação, tendo como consonância as metas do Plano Nacional de Educação.

As escolas municipais estão desenvolvendo pré-conferencias por localidade, mobilizando a comunidade local para dialogar, refletir e contribuir para melhorias na área da educação.

Precisamos pensar educação como uma possibilidade de desenvolvimento para uma sociedade mais justa, humana, digna, sendo uma das possibilidades para sairmos desse cenário de crise financeira envolvendo o país.

Convidamos a comunidade par participar da Conferência Nacional de Educação a nível municipal e para poderem acompanhar o documento referência, o qual esta dividido em oito eixos, os quais estão servido de subsidio para as discussões. Basta acessar o link: http://fne.mec.gov.br/documentos/conae-2018

Confira a programação:

• – Recepção e Credenciamento

08h15min – Momento Cultural

• – Sessão Solene de Abertura da CONAE 2018 – Etapa Municipal
  • – Palestra de abertura com André Lemes da Silva – Presidente da UNDIME/RS, sobre o tema da III Conferência Nacional de Educação: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
  • – Leitura do Regimento Interno da CONAE para discussão e aprovação da plenária.

12h00min – Intervalo de almoço

13h30min - Mesa-redonda para a discussão dos eixos temáticos:

• Eixo I. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
  • Coordenador – Nóris Beatriz Costa Ney (E.M.E.F Francisco Frömming)
  • Secretário – Catia Cilene Ribeiro (E.M.E.F Francisco Frömming)

• Eixo II. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
  • Coordenador – Erenita Nunes de Oliveira (E.M.E.I. Turma do Puff)
  • Secretário – Fabiane Schwartz (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo III. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
  • Coordenador – Roni Hilsinger (E.M.E.F. Martinho Lutero)
  • Secretário – Carla R. Barz Redmer Schneid (E.M.E.F. Martinho Lutero)

• Eixo IV. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.
  • Coordenador – Fabiano Bosenbecker (E.M.E.F. Castro Alves)
  • Secretário – Edna Soares Bosenbecker (E.M.E.F. Castro Alves)

• Eixo V. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
  • Coordenador - Luciana Bartz Bandeira (E.M.E.I. Recanto Feliz)
  • Secretário - Fátima de Jesus Armesto (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo VI. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
  • Coordenador – Loureci Schneider (E.M.E.F. Profª Marina Vargas)
  • Secretário – Janice Alves de Almeida (E.M.E.F. Profª Marina Vargas)

• Eixo VII. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
  • Coordenador – Marlon Borges Pestana (FURG – Campus de São Lourenço do Sul)
  • Secretário – Luciane Moreira Peske (Coordenação Pedagógica SMECD)

• Eixo VIII. Planos decenais, SNE e financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social.
  • Coordenador – Erno Reichow (Conselho Municipal do FUNDEB)
  • Secretário – Miriane Neutzling (Conselho Municipal do FUNDEB)

15h00min – Plenária Final com apreciação das emendas ao Documento Referência, apresentação e aprovação dos delegados.

16h30min – Encerramento da CONAE 2018 – Etapa Municipal -