15 MAR 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Saúde Bucal foi tema durante encontro com os cirurgiões dentistas na SMS

Os cirurgiões dentistas da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se recentemente com a secretária Arita Bergmann e os coordenadores de saúde bucal, Jane Hammes e Alex Sandro Alves Hoff. Na ocasião foram explanados sobre diversos assuntos, como por exemplo, a competência do posto de saúde central, onde ficou acertado que este será um posto para atendimento de urgências e emergências odontológicas e sendo assim, deverá contar com a presença do cirurgião dentista de segunda a sexta-feira nos três turnos, e inclusive sábado pela manhã. Estão descobertos ainda os turnos de terça-feira à tarde e sexta-feira manhã e tarde. E a outra novidade é que o horário da noite no posto de saúde central não será mais reservado para trabalhadores com comprovação.

A intenção é que o posto central possa ser considerado um posto de referência, onde serão encaminhados os pacientes que não puderem receber atendimento no seu posto de origem, por indisponibilidade momentânea do serviço.

Foi ressaltada também no encontro sobre a importância da padronização dos atendimentos nas UBS, a secretária Arita visa à necessidade de que todos os profissionais atendam o mesmo número de fichas e que haja uma linha de atuação que seja seguido por todos. Portanto, ficou decidido que será distribuída seis fichas para agendamento, e destas, três serão usadas para re-consultas, possibilitando dar continuidade ao tratamento; três para novos agendamentos; e uma ficha para livre demanda. Na falta de algum paciente agendado, a ficha será repassada para a livre demanda, tendo assim, um total de sete pacientes atendidos por turno.

A necessidade de manutenção preventiva dos equipamentos odontológicos também foi pauta, e foi colocado que já foi realizado o conserto de nove autoclaves, que já estão sendo recolocadas em uso.

Foi anunciado também na reunião que todos terão acesso ao Remume, onde constam todos os medicamentos disponíveis para utilização na rede, e que está ocorrendo o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde.