31 JAN 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Arita Bergmann assume presidência do COSEMS Sul

A Secretária de Saúde de São Lourenço do Sul, Arita Bergmann, assumiu nesta terça-feira (31) em Pelotas a presidência da 3ª Coordenadoria Regional do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

A entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos que antigamente chamava-se ASSEDISA (Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul) foi fundada em 1986. Neste ano, Arita participou como Secretária Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul. Posteriormente, em 1989 e 1990, a Secretária foi presidente estadual da Associação.

Em 2012, devido a uma alteração estatutária para adequar-se aos demais Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, a sigla ASSEDISA/RS foi substituída por COSEMS/RS, mas a história permanece, e também a finalidade de lutar pela gestão municipal de Saúde, com o intuito de torna-la a melhor possível. Congregando secretários e dirigentes e funcionando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência.

O Secretário de Saúde de Piratini, Diego Espindola de Ávila, esteve presente. Diego assumiu no dia 12 de janeiro a presidência do COSEMS Estadual. Também esteve presente o ex-presidente do COSEMS Sul, Celso Caetano, Secretário de Saúde de Rio Grande.