31 JAN 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Representantes da Universidade Católica de Pelotas estiveram na Secretaria de Saúde para debater projetos

O prefeito Rudinei Härter e a Secretária da Saúde Arita Bergmann reuniram-se com o diretor do hospital São Francisco de Paula, Dr. Edvar Machado Rodrigues e a Professora Coordenadora do Centro de Ciências da Saúde Dra. Moema Chatkin para tratar da possibilidade de execução de projetos em conjunto com a Universidade Católica de Pelotas, visando unir a academia à prática profissional na área da saúde.

Entre os projetos, consta para 2018 a possibilidade dos médicos residentes em saúde da família atuarem nas Unidades Básicas de Saúde, substituindo o programa Mais Médicos, que é realizado até hoje por profissionais de fora do Brasil. A realização seria por meio do COAPES, que é um projeto do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com o objetivo de fortalecer a integração entre o ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião foram falados também de outros assuntos pertinentes,  envolvendo outras áreas da Universidade, como interligar a  Faculdade de Odontologia e a rede de atenção a saúde bucal e os cursos  de Fisioterapia e Farmácia, que também possuem projetos de interesse a comunidade lourenciana.

A residência multiprofissional na área da saúde do idoso também foi pauta, aonde foi combinada uma futura visita para apresentar o hospital São João da Reserva a equipe da universidade.