Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo principal

Ir para conteúdo

São Lourenço do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Youtube
Facebook
Twitter
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
20
20 ABR 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Agentes Comunitários de Saúde estiveram em reunião na Secretaria de Saúde

Na quarta-feira (19) a Secretaria de Saúde realizou a primeira reunião com os Agentes Comunitários de Saúde. Estiveram participando um grande número de agentes no auditório da secretaria, o que tornou a reunião muito positiva.

 O encontro teve diversos objetivos, entre eles, vale ressaltar a coleta de sugestões para a aplicação de um saldo de R$ 97.155,67 do fundo municipal de saúde, que o governo disponibilizará como recurso para investir na melhoria do trabalho dos agentes comunitários de saúde.  Os agentes comunitários sugeriram que o valor fosse aplicado em uniformes, jaquetas, camisetas, mochila, entre outros, e concordaram com a proposta da gestão municipal, a qual foi referendada pelo núcleo de saúde do conselho municipal, que sugeriu que fossem comprados tablets para facilitar o registro das visitas domiciliares no E-SUS.

 Os tablets teriam uma extrema importância como ferramenta de trabalho, além de contribuir para a atualização do cadastro no E-SUS, também podem prevenir a possibilidade do município perder recursos federais por não manter atualizadas as informações sobre a produção ambulatorial, o cadastro e registro de visitas. O governo atual encontrou uma ausência de registros, com dados muito abaixo do que é realizado no trabalho de campo, e com este equipamento móvel pretende-se apresentar relatórios mais completos e em dia.

  Após serem apresentadas as informações sobre o E-SUS, os agentes demonstraram dúvidas em relação ao sistema, e para sanar estas questões, será realizada uma capacitação para os agentes comunitários, com o intuito de orientá-los sobre o mesmo. Foi definido ainda uma capacitação sobre metodologia da visita domiciliar, com enfoque no planejamento, execução, desenvolvimento e avaliação.

 Outra pauta explanada na reunião foi sobre o recurso do incentivo estadual, o qual o governo Rudinei Harter irá encaminhar para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que prevê o pagamento de um incentivo de salário correspondente ao agente comunitário de saúde.

 A gestão também informou aos agentes as dificuldades de ordem orçamentária e financeira do município, bem como, apresentou novas propostas que serão realizadas no decorrer deste ano, dentre elas: a reposição das 23 vagas de agentes comunitários de saúde, a informatização da rede, descentralização do cartão SUS, reabastecimento dos medicamentos e a inclusão dos agentes comunitários como membros da equipe da estratégia de saúde da família no PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso a Qualidade na Atenção Básica, mediante avaliação de critério de desempenho.

Enfeite Rodape
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
Cadastre-se e receba informações
Newsletter
Endereço Localização:
Rua Coronel Alfredo Born, nº 202 - Centro - São Lourenço do Sul - RS
CEP: 96170-000
Horário Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 08:00h às 14:00h
Telefone Telefone para contato:
(53) 3251-9500
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia