07 ABR 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Assessoras do Ministério de Desenvolvimento Social reuniram-se com a equipe do PIM e Comitê Gestor do Projeto Criança Feliz

Na quarta-feira (5) estiveram presentes em nosso município as assessoras do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, Mariana Lelis Catarina e Maria Isabel de Amorim, para reunião de trabalho com o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz e coordenação do Programa Primeira Infância Melhor.

O encontro foi articulado com intuito de apresentar a dinâmica de implantação do Criança Feliz no município, visto que São Lourenço do Sul já possui uma experiência exitosa com políticas publicas de atenção a primeira infância.

Na primeira etapa de reunião foram apresentados os documentos oficiais do decreto de criação do Criança Feliz, lei de criação do bolsista/visitador e o orçamento para implantar o programa no município.

A Secretaria de Saúde e presidente do Comitê Gestor Arita Bergmann, destacou que neste momento a equipe do PIM atende 270 famílias e com implantação do Criança Feliz serão atendidas mais 150 famílias de 0 a 3 anos, beneficiárias do bolsa família. A partir de relatos práticos da sua vivência de construção e implantação do PIM no estado, destacou os diferentes processos de gestão necessários para a organização e implantação de uma política pública de atenção a primeira infância para todo o país, considerando as diferenças regionais e culturais do Brasil. Durante a reunião a equipe do PIM apresentou a metodologia de trabalho desenvolvida pelo programa no município e os diferentes processos que envolvem o acompanhamento das famílias.

Na tarde as assessoras do MDSA observaram uma visita realizada pelo PIM a uma família que recebeu acompanhamento durante a gestação, e que continua em acompanhamento agora com bebê de 1 ano e seis meses. As assessoras do MDSA destacaram a importância desse trabalho de fortalecimento de vínculos mãe/bebê e de estímulo a criança para desenvolvimento da primeira infância.

Para finalizar a visita de vivências ao município, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, acompanhou as assessoras em visita ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social situado na Kraft, unidade que irá desenvolver o Programa Criança Feliz.

Por fim, no próximo dia 10 de abril o município, em conjunto com outros 72, estará participando do evento de lançamento do Programa Criança Feliz no Palácio Piratini.