26 JUN 2017
Plenário do Conselho Municipal de Saúde reuniu os Presidentes dos Conselhos Locais

Na sexta-feira (23) ocorreu o plenário do Conselho Municipal de Saúde no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião foi aprovado por unanimidade o relatório de gestão do primeiro quadrimestre de 2017.

Durante a tarde foi realizada uma reunião com os presidentes dos Conselhos Locais de Saúde. Os conselhos são estâncias de participação do controle social com a voz dos usuários, junto com a gestão e os trabalhadores dos Postos de Saúde,  que passará a realizar uma reunião mensal para avaliação e sugestões, como tratar da questão do atendimento da Unidade Básica de Saúde.

A primeira reunião dos presidentes dos CLS – Conselho Locais de Saúde encaminhou-se em três linhas de atuação:

A primeira, é a oportunidade da gestão ouvir as demandas apresentadas pelos conselhos locais de saúde sobre as questões das Unidades Básicas de Saúde. O presidente local irá ouvir  as criticas e sugestões durante o mês em vários grupos que funcionam nos Postos,  e poderá trazer  para apresentar nesta reunião mensal com todos os presidentes e a gestão.

O segundo objetivo é a gestão informar sobre a execução dos programas de Governo, levando informações de interesse do usuário, como por exemplo, nesta reunião, foi salientado sobre a decisão do governo de repor os agentes que saíram, a questão da informatização dos postos e CAPS, entre outras pautas também de interesse dos conselhos locais.

Por fim, o terceiro objetivo é fazer a troca de informações entre os vários presidentes, pois cada um possui uma experiência para acrescentar, como por exemplo, nesta ocasião foi comentado sobre o acolhimento nos Postos de Saúde, onde cada um contou como  a Unidade Básica de Saúde faz para a agenda dos usuários.

Na próxima reunião será dada continuidade ao assunto dos Agentes Comunitários de Saúde.