13 FEV 2017
Representantes da Cooperativa de Estudantes estiveram reunidos com o prefeito

Na última quinta-feira (9), o presidente da Cooperativa dos Estudantes de São Lourenço do Sul – COESSL Gilmar Majada, juntamente com o vice-presidente Jonatã Raatz, a 2ª tesoureira Heloísa Guimarães e a 2ª secretária Jéssica Hartwig, estiveram em reunião com o prefeito Rudinei Harter.

Na ocasião foram apresentadas as dificuldades financeiras enfrentadas pela entidade, e a COESSL também demonstrou interesse em continuar com o convênio com a Prefeitura Municipal, que foi firmado em 2013, através da Lei Nº 3.473/2013, pois é de extrema importância para permanência da instituição junto à comunidade.

A antiga administração deixou de repassar os valores destinados para a Cooperativa dos Estudantes no ano de 2016, somando assim a quantia de R$ 47.260,00, referente aos meses de março a dezembro do ano passado, além do valor de R$ 3.000,00 de novembro e dezembro de 2015, que eram destinados ao transporte dos alunos da Escola Técnica Estadual Santa Isabel. Com estes valores em atraso há uma grande dificuldade da Cooperativa em continuar atendendo os estudantes que viajam diariamente até o município de Pelotas.

Segundo o presidente Gilmar Majada e 2ª tesoureira Heloísa Guimarães, o Passe Livre Estudantil, que é um programa do Governo do Estado, está quase desativado no município, pois a COESSL está com duas prestações atrasadas por conta da falta de repasses da prefeitura. A METROPLAN deve fazer o pedido de um novo recadastramento da prefeitura junto ao programa para poderem aderir novos estudantes.

O prefeito contou que já foi associado da instituição quando cursava faculdade em Pelotas, e sabe da importância da cooperativa. Por isto e por se tratar de educação, o caso será analisado com responsabilidade, para que se dê continuidade ao convênio, estudando também a possibilidade de reajuste, levando em conta a crise financeira do município e o débito deixado pela antiga gestão.