25 JUL 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
“Vivências e experiências pedagógicas como foco na formação docente: teoria e prática como reflexão e qualificação dos processos de ensino e aprendizagem”

Aconteceu nos dias 19 e 20 de julho a 5ª edição do Seminário Qualidade e Compromisso com a Educação de São Lourenço do Sul: Vivências e Experiências Pedagógicas, espaço que foi inicialmente criado com o objetivo de proporcionar formação continuada e permanente, e em sua trajetória ultrapassou tal aspecto configurando oportunidade de divulgação das práticas de sala de aula sendo muito importante para a valorização profissional.

Realizado com extremo cuidado, o evento que aconteceu em novo formato com pré-inscrições em eixos temáticos distintos oportunizou aos profissionais de São Lourenço e região escolherem palestras, oficinas e trabalhos a serem assistidos, o que foi apontado como principal ponto positivo nas avaliações.

Durante o seminário foram apresentados 29 trabalhos, 9 palestras e 2 oficinas, alternadas com as mediações em que foram realizados diálogos entre apresentadores e ouvintes, prática de extrema relevância uma vez que através dessa, profissionais de diversas áreas puderam trocar ideias.

Mais do que o dever da oferta de espaço de formação, o V Seminário configurou o compromisso que os educadores têm presente em suas práticas, ficando claro que todas as ações planejadas refletem êxito por configurar empenho, seriedade e responsabilidade dos educadores.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto agradece a todos que se fizeram presentes, ressaltando os integrantes das Comissões Pedagógica e de Organização, e especialmente aos profissionais que ministraram palestras, oficinas e mediações durante os dois dias do evento, de forma gratuita.

As parcerias firmadas foram garantia do sucesso do evento: As Escolas Profª Marina Vargas, Nossa Senhora Estrela do Mar, Instituto Walter Thofehrn, ACI e Grêmio Esportivo Lourenciano mais uma vez não mediram esforços, recebendo e acomodando o público de forma muito atenciosa.

Aproximadamente 400 pessoas se fizeram presentes nos quatro turnos do evento, nos quais foram contemplados temas diversificados como neurociência, alfabetização, gestão escolar, projetos, matemática, mídias, educação infantil, dificuldades de aprendizagem, inclusão, “arte, corpo e movimento”, história, meio ambiente, linguagens, legislação, educação e desenvolvimento integral na primeira infância, cultura local e educação empreendedora – e com isso ganhamos todos: professores, alunos, comunidade, sociedade lourenciana e regional.