Na tarde desta terça-feira, dia 11 o Comitê de Prevenção ao Suicídio promoveu uma importante conversa com os representantes de todas as escolas públicas e privadas de São Lourenço para tratar de questões voltadas à Saúde Mental. O encontro aconteceu no Auditório da Escola Marina Vargas e contou com a presença das profissionais de Saúde Mental Coletiva Fernanda Silveira e Priscila Borges, que
abordarão conceitos, serviços e aspectos gerais da "Saude Mental e as Escolas", sendo propiciado espaço de escuta das escolas e instituições presentes.
O Secretário de Educação, Fabiano Bosenbecker esteve presente e ressaltou sobre a importância do evento para realizar um movimento de escuta, de reconhecimento de demandas e informações sobre serviços e canais que devem ser buscados.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é "Se precisar, peça ajuda!" e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.