15 AGO 2023
São Lourenço do Sul adere ao Programa Cidade Empreendedora para impulsionar o desenvolvimento local
No último dia 14 de agosto, o município de São Lourenço do Sul deu um passo significativo em direção ao fortalecimento de seu ambiente econômico e desenvolvimento sustentável ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora. A adesão foi formalizada durante o Encontro de Municípios com Cidade Empreendedora, um evento de destaque que reuniu autoridades estaduais e locais no Salão Nobre da Catedral Metropolitana, na capital Porto Alegre.

O evento contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, representando o Governador Eduardo Leite. Além disso, o Secretário de Turismo do Estado, Vilson Covatti, e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, também prestigiaram a ocasião.

Durante a cerimônia ocorreu a assinatura da adesão ao programa pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, juntamente com a Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Fernanda Helms. Essa aliança estratégica marca o compromisso do município em fomentar um ambiente propício para o empreendedorismo, fortalecendo a economia local e oferecendo mais oportunidades para seus cidadãos.

O Programa Cidade Empreendedora: Fomentando a Inovação e o Crescimento Local

O Programa Cidade Empreendedora visa estimular o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento econômico nos municípios. Por meio de parcerias entre governos municipais, estaduais e outras entidades, o programa busca proporcionar um ambiente mais favorável para os negócios, incentivando a criação e expansão de empresas locais.

O programa abrange diversos eixos estratégicos, cada um deles contribuindo para a construção de um ecossistema empreendedor sólido e dinâmico. Em São Lourenço do Sul, os eixos abordados serão:

·      Gestão Municipal: Aprimoramento das práticas administrativas e governança, promovendo a eficiência na gestão pública.
·      Desburocratização: Simplificação dos processos burocráticos para a abertura e licenciamento de empresas, reduzindo a complexidade e o tempo necessário para iniciar um negócio.
·      Educação: O Eixo Educação visa transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhados às premissas da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular do MEC – Ministério da Educação e Cultura).
·      Compras Governamentais: O Eixo Compras Governamentais dispõe de soluções para concessão de um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações públicas, conforme a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O Eixo fomenta o aumento de oportunidades sociais e econômicas por meio do uso do poder de compras governamentais.

Impacto no Desenvolvimento de São Lourenço do Sul

A adesão de São Lourenço do Sul ao Programa Cidade Empreendedora representa uma oportunidade ímpar para a transformação econômica e social do município. Ao alinhar-se a um programa do SEBRAE RS que promove a cultura empreendedora e aprimora a infraestrutura de negócios, a cidade estará criando um ambiente propício para a atração de investimentos, o crescimento de empresas locais e a geração de empregos.

Através de cursos, consultorias, capacitações, palestras e workshops oferecidos pelo programa, gestores municipais e agentes de desenvolvimento estarão equipados com conhecimentos e ferramentas que impulsionarão as atividades empresariais locais. A integração da educação empreendedora nas escolas irá preparar as próximas gerações para liderar com criatividade e inovação.

Além disso, a simplificação de processos burocráticos facilitará o estabelecimento de novos empreendimentos, estimulando o surgimento de startups e pequenos negócios.  Espera-se assim a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o crescimento sustentável de São Lourenço do Sul. Ao investir na promoção do empreendedorismo, o município está trilhando um caminho promissor em direção a um futuro mais próspero e dinâmico para toda a comunidade.