06 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL
3° ENCONTRO DE INSEMINADORES DE SÃO LOURENÇO DO SUL
3° ENCONTRO DE INSEMINADORES DE SÃO LOURENÇO DO SUL

A pecuária leiteira e de corte são importantes atividades econômicas do município de São Lourenço do Sul, representam a manutenção de muitas famílias de agricultores familiares no meio rural. De acordo com informações da Inspetoria de Defesa Agropecuária do município, no ano de 2022 foi declarado um rebanho bovino de 104.318 cabeças. Com o objetivo de afirmar a importância do Melhoramento Genético do rebanho bovino de corte e leite, o uso da Inseminação Artificial na reprodução, O Escritório Municipal da Emater de São Lourenço do Sul (Convênio com SEAPDR e Prefeitura Municipal), juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o apoio dos parceiros: SELECT SIRES, COOPAR/ POMERANO E CRESOL, vão realizar no dia 27/07/2023 às 14 horas no Auditório da CRESOL, na localidade da Boa Vista o 3° Encontro de Inseminadores de São Lourenço do Sul. Para o Chefe do Escritório Municipal da Emater, Volnei Bauer Junior, é um momento de valorização dos profissionais que atuam na área de reprodução bovina. Segundo a Veterinária Roberta Medina, será uma oportunidade de atualização, buscando melhorar os índices alcançados com a técnica de inseminação artificial. A abertura será às 14h, depois a Veterinária Bruna Maldaner Schiefelbein, Coordenadora Nxgen Select Sires do Brasil vai explanar sobre a Interpretação e Utilização dos Índices Genéticos, em seguida o Tec. em Agropecuária e Bacharel em Desenvolvimento Rural Estevão Kunde, Supervisor Técnico da Área do Leite vai apresentar o Trabalho de Genética e Reprodução Bovina na Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul LTDA (COOPAR) e o Médico Veterinário Marcelo Souza, do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR de Pelotas vai trabalhar o tema “Como alcançar o Sucesso com a Inseminação Artificial em Bovinos”.