02 DEZ 2019
GABINETE
Prefeito discute futuro dos convênios com a Santa Casa com entidades lourencianas

Nesta segunda-feira (02) o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, recebeu em seu gabinete, representantes das entidades que fazem parte da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Clairton Behling Weber e os vereadores Adrean Peglow e Jonatã Härter. Estiveram presentes também a secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, a adjunta da pasta Adriane Martins, o procurador-geral do Município Henrique Crespo e os procuradores do Município Júlio Cardoso e Fernando Siqueira e o secretário especial de Gabinete Eduardo da Silveira.

O objetivo da reunião foi questionar as entidades participantes se as mesmas eram cientes e se foram consultadas sobre a decisão de encerrar os convênios que são mantidos entre a Santa Casa de Misericórdia e o Município de São Lourenço do Sul. Durante a reunião, o prefeito ainda questionou as instituições se as mesmas tinham conhecimento do fato de que o contrato firmado através de convênio com a Santa Casa de Misericórdia prevê o atendimento de oito horas, porém com o aviso prévio os funcionários trabalhariam apenas seis horas, e quais seriam as providências a serem tomadas pela Santa Casa para cumprimento do convênio firmado até o final de 2019.

A prioridade da Prefeitura de São Lourenço do Sul é manter o atendimento em saúde aos munícipes. Houve tentativas de contato com a diretoria, administração e consultor da Santa Casa por parte do Município. Em contato com o presidente da instituição na última sexta-feira (29), o mesmo reiterou a vontade da instituição descontinuar os convênios 001/2019 e 002/2019, permanecendo o convênio 003/2019, que garante o pronto atendimento 24 horas, o conhecido “Plantão da Santa Casa”. Um dos membros da diretoria da Santa Casa, presente na reunião, levantou a possibilidade da instituição reverter a sua decisão e continuar a prestação de serviços através dos convênios.

A Prefeitura de São Lourenço do Sul destaca que a comunidade não ficará desassistida. O objetivo de manter os convênios com a instituição Santa Casa de Misericórdia é de não onerar a mesma com as consequências do término dos convênios. Caso a instituição decida pela não-continuidade do convênio os serviços continuarão a ser prestados nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) normalmente através de outra instituição de saúde filantrópica.

Fonte: DECOM