16 JUL 2019
Prefeito veta projeto de criação de fundo para construção de prédio da Câmara

Diante das dificuldades financeiras da atualidade, o prefeito Rudinei Härter vetou nesta terça-feira (16), o projeto de iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo para a criação de um fundo para construção de um prédio próprio do Legislativo, o que impossibilitaria a destinação dos recursos a áreas prioritárias.

A proposta do projeto é para que o valor de sobras anuais da Câmara de Vereadores fosse destinado a este fundo, como uma economia para a construção do prédio. No entanto, a destinação destes valores para esta finalidade impossibilitaria a devolução do duodécimo ao Município para investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação, por exemplo. Em 2017, esta devolução possibilitou o pagamento do 13º salário dos funcionários do Município sem empréstimo bancário, gerando economia de cerca de R$ 600 mil em juros. Em 2018, parte do valor foi destinado a Santa Casa de Misericórdia e para este ano, já há definição de destinação para a Santa Casa, para a Associação Amigos da Banda Musical Municipal Luis Carlos Colvara, para a Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (Asser) e para o Festival de Inverno, realizado pela Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL), entre outras que poderão ainda ser beneficiadas. Com a criação do fundo, nada disso será possível.

O prefeito destaca a importância da destinação destes recursos para ações que beneficiem diretamente a comunidade, especialmente neste ano, considerado o mais difícil para as prefeituras em 60 anos. Por isso, decidiu por vetar o projeto. “Com a criação deste fundo, o valor fica restrito a esta finalidade e não terá nenhum beneficiado”, explicou o prefeito, reiterando a importância de utilização destes recursos em ações que impactem positivamente para a comunidade.