04 JUN 2019
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Mutirão faz limpeza das margens do arroio São Lourenço

Na Semana do Meio Ambiente, esta terça-feira (04) é o Dia do Arroio. Por isso, durante a manhã, foi realizado um mutirão de limpeza das margens do arroio São Lourenço reunindo um montante de cerca de 7 toneladas de resíduos diversos.

A ação foi conjunta das secretarias do Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Rural, Grupo de Escoteiros Garibaldi, Corsan e Polimata, além da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, em combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ao longo da manhã, o trabalho foi de recolhimento de todo o tipo de lixo nas margens, no trecho entre o fim da avenida Santos Abreu até a foz, inclusive com podas de árvores e limpeza de solo. O resultado foi as cerca de sete toneladas de resíduos, entre entulhos, recicláveis diversos e podas. Durante a ação, foram feitas análises das estruturas utilizadas pelos pescadores, como um marco inicial do projeto de revitalização dos trapiches.

O prefeito Rudinei Härter acompanhou a ação e se surpreendeu com a quantidade de lixo, elogiando o trabalho e também a beleza do local que agora pode ser usufruído por lourencianos e turistas com mais segurança.

A Semana do Meio Ambiente iniciou na segunda-feira (03) com o Dia da Água em que estudantes e professores visitaram a estação de tratamento de água da Corsan. A programação segue até a sexta-feira (07), com uma temática a cada dia.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Quarta-feira (05) - Dia da Praça

8h às 16h – Doação de mudas nativas, recolhimento de óleo de cozinha, exposição de orquídeas e cactos (Ivan Gorniak), CEAMA, Corsan, Projeto de Medicamentos Fitoterápicos, Lançamento do projeto “Bituca Zero” (Grupo Polimata), Feira de adoção de cães e gatos (Peludos SLS). Local: Praça Dedê Serpa.

10h – Plantio simbólico de árvores na praça central pelo prefeito, secretária de Planejamento e Meio Ambiente, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e representante do Ministério Público, lançamento da Campanha de Arborização e Conservação das Áreas Públicas Municipais. Local: praça Dedê Serpa.

19h15 – #PedalAmbiental- Pedalada Ambiental - organização Kbike, ULC, UCB e ONU. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral.

Quinta-feira (6) – Dia do Horto

8h às 12h – Oficina de plantio de mudas, plantio de espiral de ervas medicinais e visitação ao Horto Municipal. Participantes: Alunos e professores de escolas públicas e privadas e participantes de programas de Inclusão e Assistência do Município. Local: Horto Municipal - avenida Dr. Moliano Crespo, 1310.

Sexta-feira (7) - Dia da Lagoa

8h às 12h – Passeio pela orla da lagoa com recolhimento de resíduos sólidos, plantio de mudas nativas e campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral. Local de encontro: Trapiche em frente ao Lar dos Velhinhos Santo Antônio.