07 DEZ 2018
Prefeito participa da Abertura Oficial da Colheita do Tabaco

O prefeito Rudinei Härter participou na quinta-feira (06), da 2ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. O ato reuniu autoridades, representantes de instituições e agricultores na propriedade de Renato Bohn Blank, distrito de Herval, no interior de Canguçu. O evento que marca o início da colheita foi promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), reunindo mais de 350 pessoas.

Na solenidade, as autoridades reforçaram especialmente a importância social e econômica do tabaco para os municípios produtores e para as famílias agricultoras. O prefeito Rudinei Härter falou em nome da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), da qual é vice-presidente no Rio Grande do Sul, destacando a participação na última Conferência das Partes, em Genebra. “Fomos reconhecidos pela nossa atividade e discutimos que saúde também se faz através da renda gerada pelo tabaco. Precisamos da manutenção das famílias no campo e o tabaco é um dos produtos que promovem isso”, disse. Ele destacou que o tabaco é a primeira economia para muitos municípios, inclusive para São Lourenço do Sul e Canguçu, por exemplo. “Na propriedade se planta, colhe e se tira nota, se gera impostos, emprego e renda, sustentando famílias e gerando renda aos municípios e investimentos em várias áreas”, frisou Härter.

O mesmo tom de importância foi utilizado pelo presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. “Os produtores são a base que solidifica a cadeira do tabaco, um setor que tem grande importância social e econômica”. O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, acrescentou que a cadeia é importante por sua arrecadação, além da pratica de ações de responsabilidade social através de programas que são desenvolvidos.

O deputado estadual Marcelo Moraes representou a Assembleia Legislativa no ato e ressaltou que a data reconhece o tabaco como uma das grandes culturas do Estado. E o deputado federal Luís Carlos Heinze, que representou a Câmara dos Deputados, disse reconhecer a importância do tabaco. “Os antitabagistas querem substituir a cultura, mas nenhuma atividade dá a renda que dá o tabaco aos produtores”.

O secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, representou o governador José Ivo Sartori e destacou que o evento demonstra a importância da cultura do tabaco. “O tabaco produzido aqui é quase totalmente enviado para o exterior. Temos mercado internacional para o produto que é gerador de bem-estar social para o nosso povo. Não há por que substituir e sim resistir. Teríamos sim, problemas se os produtores não tivessem a cultura do tabaco”.

Após os discursos, as autoridades, ao lado da família Blank, colheram algumas folhas de tabaco na lavoura, simbolizando o início da colheita.

A importância do tabaco

Atualmente são cerca de 150 mil famílias dedicadas à produção do tabaco nos três estados do Sul, presente em 556 municípios, envolvendo 600 mil pessoas no meio rural. O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e o maior exportador de tabaco. Na última safra foram produzidas 632 mil toneladas nos 289 mil hectares cultivados no país.

São Lourenço do Sul tem a segunda maior produção entre os municípios produtores nos três estados do Sul. O tabaco é a cultura de maior geração de renda ao Município. Atualmente, 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Lourenço do Sul é da agricultura e neste universo, cerca de 60% é gerado pelo Tabaco.