19 NOV 2018
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Feira do Livro é atração do fim de semana

A 37ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul ocorre nos dias 23 e 24 de novembro na praça central Dêde Serpa, com uma extensa programação literária, além de atrações culturais e artísticas que destacam os talentos lourencianos. Com o tema ‘A história e sua memória’, tem como patrono o escritor Felipe Kuhn Braun, autor de 16 livros, a maioria deles com temática da cultura alemã e a imigração.

O patrono estará na Feira para apresentar suas obras, conversar com o público e autografar. Ele também fará uma palestra na noite de sexta-feira (23), no auditório da Escola Municipal Professora Marina Vargas, momento que também terá apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein e do Coral 3 de Maio. Além dele, a Feira também receberá outros autores para lançamentos de suas obras, tanto na sexta-feira, quanto no sábado. “Ficamos positivamente surpreendidos com a quantidade de procura dos autores para lançamento de obras”, comenta a coordenadora de Cultura, Miram Freitas. Ela também se mostra bastante satisfeita com a presença de quatro livrarias confirmadas e da editora da FURG.

A Feira estará de cara nova na praça, com uma nova estruturação para receber o público e oferecerá além da literatura, uma grande quantidade de apresentações culturais, além de exposição de artesanato da economia solidária, da Associação de Artistas Plásticos e praça de alimentação. Junto com a Feira do Livro municipal, ocorre a Feira do Livro da Escola Estadual Cruzeiro do Sul. E os livros estarão em destaque também com a banca do ‘Literatura na Rua’, que todas as quartas-feiras leva parte do acervo da Biblioteca Municipal para o calçadão central e estará com espaço na Feira do Livro. Haverá também apresentação de trabalhos desenvolvidos nas escolas ao longo do ano e mostra do Caminho Pomerano, entre outras atrações.

Com a extensa programação, a expectativa é bastante positiva. “Esperamos um grande público. A expectativa é a melhor possível”, comenta Miram Freitas, destacando o envolvimento de várias entidades na programação do evento. Já a secretária de Educação, Cultura e Deporto, Cristiane Hax, destaca a importância da leitura e da Feira para a formação do indivíduo: “É importante salientar a importância da leitura na vida do ser humano. Através da leitura você viaja no mundo da imaginação. E este ano teremos como patrono o jovem Felipe Kuhn Braun, o privilégio de presenciar a fala sobre a cultura pomerana, uma das quais é predominante em nosso município, e também abordada nos projetos das nossas escolas. Devemos ressaltar que a leitura está diariamente em nossas vidas, seja uma leitura por prazer ou para se informar, estaremos aprimorando o nosso vocabulário, além de ser importante para a aprendizagem do indivíduo, contribui para a escrita”.

Sexta-feira (23)

8h – Montagem

14h – Abertura dos Stands

Apresentações artísticas:

- Teatro – Escola Corujinha

- Teatro – Escola Doce Infância

- Teatro – Escola Recanto Feliz

- Teatro – Escola Machado de Assis

- Espaço FURG

- Espaço UNIASSELVI

15h - Abertura Oficial

- Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara

- Lançamentos de livros

- Caminho Pomerano

16h - Encenação Musical – E.M.E.I. Turma do Puff

Eventos paralelos:

- Associação das Artistas Plásticas

- ExpoCruzeiro – E.E.E.M Cruzeiro do Sul

- Exposições de Escolas Municipais/Estaduais

- Contação de estórias com Vera Lúcia Rodrigues Duarte

-18h30 - Palestra com o patrono Felipe Kuhn Braun – Tema “Preservando fragmentos do passado”, na E.M.E.F Marina Vargas - Apresentação do Sonnenschein e Coral 3 de Maio

- 21h – Jantar por adesão com o patrono no Restaurante Casa Nostra

Sábado (24)

9h - Apresentação da Banda Marcial Infantil Monsenhor Gautsch

- Atividades do PIM

- Cartunista Fábio Braga

10h - Premiação das Olimpíadas Municipais – Coordenadoria de Desporto

- Contação de estórias

- Experiências da Feira do Conhecimento: Entrega do livro que traz os trabalhos apresentados na 7ª Feira do Conhecimento de São Lourenço do Sul – Pesquisa, autoria e protagonismo estudantil. Elaboração: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – FURG – Rede de ensino Municipal/Estadual/Particular

- Lançamento e sessão de autógrafos

14h – Lançamento, roda de conversa e sessão de autógrafos

Apresentação Artísticas:

Grupos Sonnenschein

- 16h30 – Grupo Mire na Lua – Professoara  Maristel Fontoura – Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Estrela do Mar

- Lançamento da 1ª Revista da AIL (Curriculum dos Acadêmicos e históricos) Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana

- Lançamento de CD de declamação (Gargione)

17h - Apresentação da Banda da Escola Vicente Di Tolla

-19h - Apresentação de Fernando Teixeira

- 19h30 - A Academia Internacional de Artes Letras Sul-Lourenciana (AIL), realiza o “Tributo à Lua Cheia”, nas areias da praia da Barrinha, próximo a Praça do Jacaré.

- 20h – Apresentação Meio Bossa Nova Rock Roll

Lançamento de livros

Agenor de Mello Coelho - Obra: “Versos e Reminiciências”

Hércio Medeiros - Obra: “Os Símbolos do Poder – O Enigma do círculo de Pedra”

Marisa Burigo – Obra: “Fragmentos de uma alma”

Mauricio Muller Kuhn – Obra: “Ciclo Turismo do Caminho Pomerano” - Mostra do trabalho

Robson Duarte – Obra: “Periquitos e Paraquedas”

Romário Corrêa – Obra: “Nunca se perde por dar amor”

Sofia Führ  Molter - Obra: “A Garota dos Livros” (escritora 11 anos)

Vilma Farias Guerra - Obra: “So.......ri......sempre”

Iara Schmegel,- Várias obras

Martins Livreiro Editora e os alunos da Oficina de Literatura e Psicanálise Ariane Severo – Obra: “Tudo em Movimento” – Nelson Reis, Katia Leitzke, Carlos Ebeling.