09 ABR 2018
Santa Casa de Misericórdia recebe cinco novos equipamentos

Na manhã da quinta-feira, dia 05, o Prefeito Rudinei Härter, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde Arita Bergmann, o provedor da instituição Herbert Buss e membros da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul estiveram reunidos para a entrega oficial de cinco equipamentos médico-hospitalares adquiridos através da Consulta Popular, no ano de 2015. A aquisição dos equipamentos visa a qualificação dos serviços de Urgência, Emêrgencia e Neonatalogia prestados pela Santa Casa.
    Foram destinados R$164.000,00 (cento e sessenta e quatro mil reais) para a compra dos seguintes equipamentos: uma Incubadora Neonatal, um Aparelho para Fototerapia, um Cardioversor Portátil, um Cardioversor e Desfibrilador Monitor Portátil e um Monitor Multiparmétrico uso adulto até neonatal com parâmetros de ECG, respiração, oximetria, pressão não invasiva e temperatura. A Incubadora Neonatal e o Aparelho de Fototerapia integrarão a área da maternidade. A Administração Municipal foi responsável pelo processo licitatório para a aquisição dos equipamentos para qualificar o Pronto Socorro e a Maternidade.
    Em fala, o Prefeito Rudinei Härter destacou que a Administração Municipal tem se empenhado muito, muitas vezes buscando auxílio em instituições como a ACI e junto ao governo do Estado. "Acreditamos no trabalho e na equipe que está aqui, na nova gestão do senhor Herbert Buss (...) isso faz com que a gente acredite e busque todas essas alternativas e incrementos que a própria Secretária [Arita Bergmann] citou". Härter ainda completou: "temos a confiança de que esta Santa Casa ela está achando o seu caminho para poder continuar prestando o bom trabalho para a nossa Comunidade."
Conheça mais sobre os equipamentos adquiridos:
    A Incubadora Neonatal é um equipamento que proporciona ao recém-nascido um ambiente termoneutro, controlado pelos fatores: fluxo de ar interior, umidade e temperatura. Geralmente é utilizada em prematuros. Já o Aparelho para Fototerapia, é utilizado no tratamento da Icterícia Neonatal, o popular "Amarelão".
    O Desfibrilador é um equipamento utilizado em situações de emergência, seu funcionamento consiste na aplicação de choque elétrico na parede torácica do paciente,  visando cessar a arritmia e fazer com que o coração volte ao seu ritmo normal. Enquanto que, o Cardioversor é um tipo de Desfibrilador - porém, ele possui um circuito capaz de sincronizar com os batimentos cardíacos do paciente, detectando possíveis arritmia ou fibrilação. Já o Monitor Multiparmétrico é utilizado para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente, essas informações são fundamentais para avaliar a resposta ao tratamento e a necessidade de novas intervenções.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024