23 MAR 2018
Prefeito Rudinei Härter participa de audiências em Brasília

O Prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, também Presidente da Azonasul, esteve juntamente de quinze prefeitos em Brasília nesta semana para uma maratona de audiências ministeriais para reivindicar recursos para os prejuízos pela estiagem.

Dentre os compromissos esteve reunião com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, reuniões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e na Secretaria Nacional de Defesa Civil, audiências no Ministério do Desenvolvimento Social, Fundação Nacional de Saúde e no Palácio do Planalto, com o Ministro Eliseu Padilha.

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, comprometeu-se em articular, junto ao Ministério de Planejamento, o remanejamento de verbas para atender as reivindicações dos municípios atingidos pela estiagem na região. O anúncio foi feito ontem(22), durante audiência mantida em Brasília com os prefeitos que integram a comitiva gaúcha que busca alternativas para minimizar os prejuízos da estiagem.

Ao abrir uma série de oportunidades, Padilha prometeu empenhar-se para identificar lugares no orçamento da União para o atendimento das demandas. O ministro disse que emergencialmente, vai liberar as cestas básicas às famílias rurais em situação de vulnerabilidade; recursos para alugueis de caminhões-pipa e para o custeio de combustível e, ainda, agilizar as emendas parlamentares destinadas aos municípios da Zona Sul.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Harter, prefeito de São Lourenço do Sul, a semana de trabalho na Capital Federal foi intensa e a expectativa é de que ocorra um efetivo retorno para amenizar os prejuízos da região. Ele também lembrou que a viagem serviu para a busca de mais atenção por parte dos governos Estadual e Federal para atender as demandas da região: “muito pouco foi feito até o momento. Estamos realmente precisando de auxílio, pois, há famílias passando fome e sede nas zonas rurais e isto é muito grave”, destacou.

SOCIAL – Durante a manhã de ontem, os prefeitos entregaram ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, um amplo documento enumerando todas as carências das 21 localidades atingidas com a falta de chuva. Além de prefeituras ligadas à Azonasul, o documento contemplou pedidos de municípios da Associação dos Municípios da Costa Doce e da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do RS.

Decom (fonte Azonasul)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024