05 DEZ 2017
Seminário "Cuidado compartilhado na Atenção Básica"

Durante os dias 01 e 02 de Dezembro de 2017, ocorreu o seminário "Cuidado compartilhado na Atenção Básica", com o facilitador Drº Dinarte Ballester, que entre outras experiência foi um dos colaboradores do Guia do Matriciamento do Ministério da Saúde.

O curso teve na abertura a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Arita Bergmann e o Supervisor de Saúde Mental,  Flávio Resmini. A Secretaria relembrou o trabalho de 1988, onde já naquela época implantou os chamados agentes comunitários de saúde mental, que atuavam como "radares" nas comunidades, em relação a casos de saúde mental na área rural.

O evento realizado no Salão Três de Maio contou com a participação de profissionais das Equipes de Atenção Básica, dos Centros de Atenção Psicossocial, Hospital Geral e Residentes, e abordou tópicos como: matriciamento, integração entre grupos de saúde mental e atenção básica, estratégias de compartilhamento do cuidado e desafios para a prática do cuidado compartilhado, entre outras propostas.

No segundo dia do evento , o Prefeito Rudinei Harter, parabenizou as ações e inovações na área da saúde, destacou que a área da saúde é uma das prioridades do governo e que momentos como esse são importantes para qualificar o atendimento ofertado as pessoas.

O coordenador de Saúde Mental, Flávio Resmini, ressaltou que o assunto debatido é muito importante, e que é impossível se pensar em saúde mental somente com serviços especializados, tamanha é a demanda epidemiológica que esses serviços tem, sendo assim o primeiro passo dado foi a aproximação das duas grandes equipes de Saúde Mental e a Atenção  Básica, visando com que se estreite as relações para que se responsabilizem no território pelo cuidados dos portadores de transtornos mentais, visando que cada vez menos encaminhamento a serviços especializados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024