08 MAI 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Campanha Maio Vermelho alerta para prevenção ao câncer de boca

Como forma de alertar e informar a população, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde promove atividades alusivas ao Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer de boca. As ações serão realizadas em Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas, Praça Central e Estação Rodoviária, com atividades educativas e exames bucais para detecção de alterações e lesões malignas.

De 8 de a 31 de maio acontece a realização de exames e orientações pelos profissionais da rede nas UBS e CEO, e de 10 a 11 será feito exames e encaminhamentos para biópsias (quando necessário) na Praça Central.

Conforme a coordenadora de saúde bucal, Jane Hammes, realizar avaliações periódicas com o dentista é muito importante, “os sintomas do câncer bucal podem começar com feridas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, feridas superficiais e indolores, nódulos, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca”.

Quando o câncer de boca é descoberto na fase inicial, a cura é de aproximadamente 100% dos casos. Entre os casos descobertos em fases mais tardias, a taxa de mortalidade chega a 50%. Entre as medidas importantes para reduzir a incidência da doença estão controlar o tabagismo, o uso do álcool e a exposição solar, em especial entre trabalhadores; estimular a higiene bucal e o acompanhamento adequado da adaptação de próteses bucais, a fim de auxiliar no diagnóstico precoce de lesões.