05 JUN 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Comitê Consultivo de Gerenciamento da Crise reuniu-se nesta segunda-feira

Na segunda-feira (5), foi realizada no gabinete mais uma reunião do Comitê Consultivo de Gerenciamento da Crise. O encontro teve importantes pautas como: o ajuste do quadro funcionários, solicitação de recurso, cirurgias eletivas, recurso da consulta popular, traumatologia, nefrologia, entre outros.

O primeiro assunto tratado foi o ajuste do quadro de funcionários, com algumas demissões. Foi explanado que em reunião do Sindicato da categoria com os funcionários, este não aceitou a proposta, porém posteriormente, parte dos funcionários, em reunião com administração, elaboraram outra proposta, prevendo o parcelamento do valor baseado em um salário mínimo mensal, até o termino total da dívida. A homologação da proposta de pagamento está sendo tratada com os respectivos órgãos responsáveis pela área.

Posteriormente foi falado sobre a solicitação de recurso da Santa Casa para Prefeitura Municipal, para destinação deste ajuste citado do quadro da Santa Casa, sendo o valor vinculado exclusivamente ao objeto tratado. Neste ponto, o prefeito ressaltou que irá analisar o meio legal desta possibilidade, se terá orçamento e como poderá ser feito com as garantias respectivas.

A direção da Santa Casa informou que a instituição contratou uma consultora na área de Recursos Humanos para análise da Folha de Pagamento da instituição.

Sobre a pauta das cirurgias eletivas, a Santa Casa informou que já cumpriu com as 20 cirurgias propostas no mês do maio, porém foi solicitado que seja retirados as de traumato na composição deste número. Na Secretaria de Saúde foram reunidos os médicos da rede básica de saúde, e combinado que os Agentes Comunitários de Saúde farão uma busca ativa de pacientes que aguardam cirurgia objetivando o revalida cirurgia, por parte dos profissionais médicos das Unidade Básicas de Saúde.

Em relação à traumato, o comitê propôs a revisão do convênio na área de traumatologia. Outro ponto tratado foi a necessidade de contar com um serviço de neurologia, considerando a grande demanda reprimida. Essa pauta será avaliada na próxima terça-feira em conjunto com a Santa Casa.

Outra pauta tratada foi a entrada do recurso da consulta popular, no valor de R$ 164.405,72 para o município licitar a compra de equipamentos para a Santa Casa.

Foi informado que o Estado retomou uma prática importante prevista no SUS, que é fazer reuniões do controle e avaliação dos contratos. E nesta reunião se observou que a instituição tem áreas que está avaliada positivamente, como por exemplo, a Saúde Mental e a maternidade. Essa avaliação foi feita de forma qualitativa e quantitativa, na quantitativa ficou a desejar o cumprimento de algumas metas.

A secretária de saúde ressaltou que a pedido do Município de São Lourenço do Sul, a 3ª CRS vai avaliar as referencias em nefrologia na 3ª região, visando a possibilidade de ampliar a oferta de serviço na nefrologia da Santa Casa. Arita salientou também que a instituição está em busca de um novo profissional da área.

Ao final do encontro, o prefeito saudou a importância do acompanhamento do contrato, principalmente no quesito do cumprimento de metas contratualizadas, onde a produção de serviços é de suma importância para o atendimento na assistência hospitalar.