25 MAI 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Ambulatório de pequenas cirurgias é inaugurado

Após o levantamento de dados e observações de rotinas diárias de São Lourenço do Sul, evidenciou-se a alta demanda de patologias cirúrgicas de resolubilidade a nível ambulatorial, sem necessidade de internações hospitalares e de baixo custo para o município, se comparado ao custo atual que determinados pacientes geram ao buscarem tratamento em outros municípios. Sendo assim, foi criado o projeto do ambulatório de pequenas cirurgias, com o objetivo de realizar e otimizar tais tratamentos a nível municipal sem necessidade de deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde para unidades vizinhas, conseqüentemente, diminuindo custos gerados a administração municipal e o tempo do paciente, principalmente o trabalhador.

O prefeito Rudinei Harter salientou que a população merece este projeto que está sendo feito, e que serviço irá desafogar a espera nas filas, pois em muitos casos como esses, que são de baixa complexidade, os pacientes esperam muitas vezes por mais de um ano, o que acaba por agravar o problema de saúde do paciente.

A secretária de saúde Arita Bergmann, ressaltou que a intenção é transformar o Posto Central em uma área de especialidades, e também mostrou que as medidas tomadas estão trazendo resultados, por exemplo, na produção de atendimento na rede de saúde, que obteve um crescimento de mais de 500 atendimentos comparado ao mesmo período do ano anterior.

O ambulatório tem como público alvo pacientes exclusivamente do SUS, referenciados das unidades básicas de saúde, através da Central de Regulação do Município.

Conforme análise do setor administrativo, futuramente o ambulatório pode-se expandir, tornando-se referência  no serviço para possíveis parcerias com os municípios adjacentes.