21 NOV 2016
GABINETE
Projeto de lei que autoriza o Executivo a pagar o 13º salário através de um financiamento é tema de reunião no Simussul

O prefeito Daniel Raupp participou na manhã de segunda-feira (21), acompanhado pelos secretários municipais da Fazenda Luis Carlos Vargas e de Administração Márcio Felice, da reunião convocada pelo Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul) para discutir o projeto de lei que autoriza o Executivo a pagar o 13º salário através de um financiamento contratado pelos servidores junto ao Banrisul. A proposta, no mesmo formato da aprovada em 2015, deve ser votada ainda hoje pela Câmara de Vereadores.

A atividade reuniu a diretoria do Simussul, os vereadores lourencianos, o prefeito eleito Rudinei Härter e o gerente do Banrisul Luis Delamare. Na oportunidade, Raupp esclareceu as dúvidas sobre o projeto e reafirmou a importância da aprovação do financiamento pelo Legislativo. “Queremos que os vereadores entendam a situação financeira da Prefeitura e que tomem uma decisão pensando no servidor. O pagamento do 13º salário tem um grande impacto na economia do município, mas o maior impacto é para o servidor, que conta com esse recurso para confraternizar com a família nas festas de final de ano” – destaca.

O prefeito explica que também é importante compreender o cenário regional. Ele conta que apesar de todos os municípios sentirem a diminuição das receitas, alguns sentem mais que os outros. “Esse quadro de dificuldades abrange toda a região, mas o impacto é menor em alguns municípios. Em São Lourenço do Sul temos quase 100% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família, o que nos faz sentir um impacto maior e mais dificuldades para equilibrar as receitas e despesas e continuar prestando um serviço de qualidade para os lourencianos e lourencianas” – afirma.

Segundo o secretário municipal da Fazenda Luis Carlos Vargas, São Lourenço do Sul teve uma redução de receitas de aproximadamente R$ 3 milhões, com uma queda de R$ 2 milhões no ICMS e aproximadamente R$ 1 milhão nos repasses do FPM, o que ocasionou um desequilíbrio no fluxo de caixa impedindo o pagamento do 13º salário dos servidores com recursos da Prefeitura.

Vargas afirma que o impacto no orçamento do município será de R$ 3 milhões se todos os servidores aderirem ao financiamento, ou seja, 2,11% do orçamento estimado em R$ 142 milhões. Os juros da operação, previstos em R$ 650 mil, correspondem a um impacto de 0,46% no orçamento.

A última parcela do financiamento referente ao 13º salário dos servidores de 2015 foi paga no dia 10 de novembro pela Administração Municipal. No ano passado, 1.249 servidores aderiram ao financiamento. Os servidores que não aderiram receberam o pagamento junto à folha do mês de maio.