12 MAI 2017
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Língua e cultura pomerana serão tema de reportagem para emissora com abrangência nacional

Na última quarta-feira (10) e quinta-feira (11) a equipe da Band esteve em São Lourenço do Sul fazendo gravações para uma matéria sobre a língua e a cultura pomerana.

A equipe liderada pelo jornalista Filipe Peixoto esteve em diversas propriedades do interior do munícipio, em agroindústrias que fazem parte do Caminho Pomerano e em comércios da cidade onde tem como diferencial o atendimento em pomerano e também a culinária típica do município.

O principal foco da reportagem foi o projeto Pomervida, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, na localidade de Santa Augusta, onde aulas em pomerano são lecionadas pela professora Cristiane Neuenfeldt, além de atividades que incentivam o desenvolvimento e a permanência viva da cultura pomerana em crianças e jovens.

São Lourenço do Sul é um dos poucos municípios em que ainda existe o dialeto pomerano, e por isto já foi destaque também em outras reportagens e estudos. A cultura pomerana é descendente de Pomerania, uma região entre o nordeste da Alemanha e o noroeste da Polônia.

Foto: Iléia Treichel Krüger