Vigilância Epidemiológica
Comitê de Prevenção ao Suicídio
AVALIAR
Comitê de Prevenção ao Suicídio

O comitê municipal de prevenção ao suicídio se une por uma causa que se torna cada vez mais urgente. Crianças, adolescentes e adultos são acometidas diariamente por estressores cada vez mais graves e muitas vezes desencadeiam sintomas que resultam em adoecimento emocional. Desta forma, o suicídio, acaba sendo conseqüência de uma triste realidade e gera grandes prejuízos a sociedade em geral. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados cerca de 700mil suicídios por ano no mundo todo.
No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Atuar para prevenir o suicídio deve ser uma preocupação de todos, não apenas do governo, instituições ou profissionais da saúde. Através de ações compreensivas e coordenadas é possível prevenir o suicídio. Ao contrario do que muitos pensam, falar sobre suicídio não aumenta o sintoma, mas alivia o sofrimento e não incentiva o paciente a cometer o ato. Desta forma, reconhecer alguns sinais de alerta é extremamente importante.

São eles:
Comentários sobre sentir-se sem esperança, sem valor ou sem sentido na vida
· Evitação social ou solidão
· Mudanças drásticas de humor ou comportamento
· Despedidas ou doações de bens pessoais
· Histórico de abuso sexual ou moral
· Perda recente de pessoas próximas
· Aumento no consumo de álcool ou drogas
· Instabilidade ou conflito familiar
· Falas frequentes sobre morte ou morrer

Caso você conheça alguém ou esteja passando por algum tipo de sofrimento emocional, que inclua ou não ideação suicida, não guarde seus sentimentos para si. Existem centros de atenção psicossocial (CAPS) voltados a um cuidado e acolhimento específico em saúde mental.
Onde buscar ajuda em São Lourenço do Sul: CAPS Saci tel. 32519520 Rua Candoca Ferreira 161 CAPS Nossa Casa tel. 32519520 Rua Álvares Cabral 101 CAPS AD Pérola da Lagoa, tel. 32519546 Av Izolina Passos 1736 Pronto Socorro, tel. 32513188 Centro de Valorização da Vida ( CVV) 188

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 100 - Centro - CEP 96170-000 - São Lourenço do Sul / RS Telefone: (53) 3251 9528 Estado do Rio Grande do Sul Município de São Lourenço do Sul Secretaria Municipal de Saúde Farmácia Municipal

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024