Ir para o conteúdo

São Lourenço do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Rede Social Twitter
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
05
05 NOV 2021
EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Abertura Oficial da 39ª Feira do Livro ocorreu nesta quinta-feira (4)
AVALIAR
PROCESSANDO ÁUDIO
Programação encerra neste domingo, 7 de novembro.

Ocorreu, na tarde desta quinta-feira (4), a abertura oficial da 39ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul. A tradicional festa literária está ocorrendo de forma presencial, até 7 de novembro, domingo. Após um ano de hiato devido à COVID-19, a celebração à leitura voltou a ocorrer na Praça Central Dedê Serpa, em frente a Biblioteca Pública Municipal Profª Elida Frömming Schild. O prefeito Rudinei Härter destacou a forte presença da leitura e escrita como hábito da população lourenciana.

"Devemos ser muito gratos, como lourencianos, de podermos ter lourencianos como Patronos da nossa Feira", disse. "Pelo segundo ano destacamos a vida e a obra de um filho da nossa terra".

Antes mesmo da abertura oficial, a programação da 39ª Feira do Livro já oferecia Contação de Histórias, oficina da Escolinha de Trânsito da PRE, Livreiros, Espaço Outubro Rosa e Novembro Azul, Espaço Revista YAIH?, Espaço APAE, Exposições de mulheres negras e trans da FURG, Espaço Uniasselvi, Hora do Conto e presença do cartunista Fabio Rogério Braga.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, professor Fabiano Bosenbecker, lembrou dos desafios de incentivar a leitura no mundo das informações instantâneas e redes sociais. "A Feira do Livro é um momento ímpar em um mundo que está sendo dominado pela internet. Cativar o jovem é um desafio", disse. "Ler é nos libertar da ignorância", completou Bosenbecker.

Durante a abertura, o livreiro Júlio Werne Abel, que faleceu em junho do último ano, foi homenageado pela Administração Municipal pela sua colaboração com a cultura da leitura no Município através da livraria Livros & CIA e depois Livraria Júlio Werne. Maísa Graeff e Luciano Abel receberam a homenagem das mãos do prefeito Rudinei Härter. "Um lourenciano que sempre valorizou a cultura, é mais do que merecido", disse o prefeito durante a entrega da homenagem póstuma.

Ainda durante a solenidade, a EMEF Francisco Frömming recebeu o prêmio de 1º lugar do concurso "Sabores da Terra", promovido pela Coordenadoria de Cultura e Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul. Os alunos Amanda Pagel, Carmem Hartwig, Tamires Behling, Cindi Ieck, Diego Hartwig e Luan Holz receberam certificado de reconhecimento pela colocação no concurso.

Participaram da abertura oficial da 39ª Feira do Livro o vereador Jonatã Härter, os secretários Cristian Iepsen (Gabinete), Elizete Kohler (Administração), Vilno Borck (Fazenda), Adriane Martins (Saúde) e Luis Carlos Citrini Braga (Turismo, Indústria e Comércio), a vice-diretora do Campus da FURG de São Lourenço do Sul, Adriana Tourinho, o gestor da CORSAN de São Lourenço do Sul, Marcelo Ferreira, o presidente da ACI/CDL, Mahmoud Amer, a presidente do Centro de Escritores Lourencianos, Cleia Dröse, e o presidente da Academia Sul-lourenciana de Artes e Letras, Jefferson Dieckmann.

O tema deste ano é "Livros tornam palavras eternas". A patrona da Feira deste ano é a escritora Aloí Schneider.

Enquetes Vinculadas
Início: 15/07/2021
Em que área você acha que a Prefeitura deveria investir mais?
Selecione uma das opções abaixo
Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia