20 JUL 2017
V Seminário Qualidade e Compromisso com a Educação de São Lourenço do Sul e região acontece nesta semana

Nos dias 19 e 20 de julho realiza-se o  V Seminário Qualidade e Compromisso com a Educação de São Lourenço do Sul e região.

O evento está acontecendo em 5 locais diferentes: Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofhern, EMEF Prof.ª Marina Vargas, Grêmio Esportivo Lourenciano, Escola Nossa Senhora Estrela do Mar e Associação Comercial e Industrial.

Estão engrandecendo o evento os professores municipais e de cidades vizinhas, com apresentações de trabalhos desenvolvidos nas escolas. No primeiro dia foi trabalhado 10 eixos temáticos, que foram escolhidos conforme o interesse dos professores.

Os palestrantes e mediadores dos eixos debateram sobre estes temas de extrema importância para o desenvolvimento da educação. São estes: Prof. Dr. Josias Pereira – UFPel que palestrou sobre “Neurociência e a importância do uso da tecnologia para a aprendizagem”; Formadora PNAIC/UFPel – Pelotas, Profª Nilza Xavier, que realizou Diálogos sobre Alfabetização; Diálogos e Relato de Experiência com Profª Márcia Rosa

EMEF Machado de Assis – Pelotas; Palestra e Roda de Conversa com Prof. Dr. Verno Krüger – UFPel “Professor Pesquisador e a necessidade da construção de projetos.”; Oficina de Matemática no Ensino Fundamental com Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros – UFPel; Reflexões e emoções na infância, mediação do eixo e Troca de Experiências com a Profª Ida Rosa Penning - Rio Grande; Roda de Conversa com Prof. Dr. Verno Krüger – UFPel - “Abordagem da realidade social através de projetos”; Palestra com a Psicopedagoga Ana Lúcia Coitinho - São Lourenço do Sul; Oficina com Profª. Regina Tessmann Neutzling - São Lourenço do Sul e Turuçu; Mediadores do Eixo e Palestra: Promotor Regional da Educação de Pelotas Paulo Charqueiro – Pelotas e Profª Drª Rita Cássio – UFPel ; Arte, corpo e movimento - Roda de Conversa com a Profª Leontine Lima dos Santos – SME Rio Grande; a história em foco: diferentes contextos - mediação do eixo e diálogos: Prof. Bruno Passos Fialho – Canoas / RS; Diálogos sobre cuidado e preservação do meio ambiente,  Eduardo Vogelmann – FURG Campus São Lourenço do Sul; Ludicidade e Imaginação na Educação Infantil, Mediação do Eixo e Roda de Conversa com Profª Ida Rosa Penning – Rio Grande; Valorização da Cultura Local - Helena Peske e Micaela Wacholz - Secretaria Municipal de Turismo; Educação e Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, Mediadora do Eixo e Palestrante: Maria das Graças Paiva, Gabinete da Primeira Dama do Estado RS - Porto Alegre.