Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito, Rudinei Härter, realizou reunião com autoridades municipais para preparação ao enfrentamento de possíveis danos da Tempestade Yakecan. A reunião, coordenada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e coordenador da Defesa Civil Municipal, Sandro Dias, definiu protocolos para enfrentamento de possíveis sinistros que possam ocorrer em decorrência da Tepestade, que deve se aproximar no município no final da tarde desta terça (17).
Os salões paroquiais das comunidades católicas estão a disposição para abrigar possíveis desabrigados e os locais de acolhimento serão divulgados em breve pela Defesa Civil Municipal. Lonas, cordas e outros materiais para socorro já estão sendo adquiridos emergencialmente pela Defesa Civil Municipal.
Em caso de queda das comunicações, ficou definido durante a reunião que, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, voluntariamente, fornecerá rádios de comunicação para a equipe da Defesa Civil Municipal.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Cléo Uarthe, o presidente da Câmara de Vereadores, Jonatã Härter, o 2º sargento do Corpo de Bombeiro Militar, Jasson, o delegado da Polícia Civil, Edson Ramalho, o pároco da Comunidade Católica, Wilfrido Mosquera, os secretários municipais de Administração, Elizete Kohler, de Saúde, Adriane Hüber Martins, da Fazenda, Vilno Bork, de Desenvolvimento Rural, Moisés Araújo, Desenvolvimento Social e Habitação, Sandro Dias, de Educação, Cultura e Desporto, Fabiano Bosenbecker, de Obras e Urbanismo, Claudiomar Gehling, de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarth, e de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga, os secretários-adjuntos de Educação, Cultura e Desporto, Luis Felipe Lobato, de Desenvolvimento Social e Habitação, Kethleen San Martim, de Turismo, Indústria e Comércio, Fernanda Helms, e Especial de Gabinete, Ana Júlia Schaun, e o coordenador de Trânsito, Márcio Brum.
Durante a tarde a Defesa Civil Municipal deve se reunir com a Brigada Militar de São Lourenço para definir protocolos de enfrentamento a possíveis sinistros que ocorram em decorrência da Yakecan.