09 FEV 2018
São Lourenço do Sul adere ao projeto “Transporte 100% seguro"

Nesta sexta-feira (9) está sendo realizado o pregão presencial 01/2018 para o Transporte Escolar. Para apresentar as mudanças que estão sendo realizadas neste ano, a secretária adjunta do SEPLAMA e também pregoeira do Município, Silvia Machado, realizou a abertura da licitação, destacando que com foco na segurança do transporte escolar, neste ano estão sendo implantadas junto a Secretaria de Educação, mudanças visando a segurança e a prestação de um serviço de qualidade, pois São Lourenço do Sul está aderindo ao projeto “Transporte 100% Seguro”. O Município está investindo com foco na segurança em vistorias preventivas através do CAT-RS. Após a licitação realizada, terá uma homologação provisória, onde será feita definitivamente somente após aprovação na vistoria do Município. É importante destacar que os 23 veículos contratos e os 9 da Prefeitura serão tratados da mesma forma pelo órgão fiscalizador. A Secretaria de Educação irá buscar o acompanhamento através das diretoras e fiscais de contrato para avaliar a prestação de serviços e a forma de atendimento as crianças, e da mesma forma, se as empresas tiverem problemas com algum aluno que esteja atrapalhando a condição do veículo, deve ser comunicado nas escolas. A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Adriana Soares, destaca que o tema “transporte escolar” foi debatido durante todo o ano passado. Adriana também apresentou algumas dificuldades encontradas no outro ano, principalmente para comprar peças, devido a despesas de anos anteriores. O Supervisor de Fiscalização do CREA-RS, Mauro Rogério Castro Brião, destacou “é um sonho que viemos tentando conquistar junto aos Municípios, que tenham este tipo de atitude, para implantar o projeto de transporte 100% seguro, que é um cenário que deveria ser regra”. Brião finalizou salientando que é um processo inovador que vai implementar qualidade, e embora a resistência no inicio, todos saem ganhando. Representando o CAT-RS, Girlei Dias, ressaltou que é um projeto que já existe há algum tempo, e a parte do CAT é basicamente a inspeção. Posteriormente apresentou um material para servir de orientação para fiscalização das empresas que fornecerem o transporte. Finalizando a abertura da licitação, o Prefeito Rudinei Härter afirmou que as medidas tomadas são pensando nas crianças e também na tranquilidade dos pais que ficam em casa, e como gestor, tem a obrigação de apresentar um trabalho bem feito. Härter ainda destacou a importância de cumprir regras e prazos propostos pela fiscalização.