Museu e Arquivo Histórico Municipal
Museus
O arquivo histórico do museu é composto por documentos históricos, que mostram parte da história do município, dentre eles existem documentos oficiais da Prefeitura, documentos contábeis e atas de votação.
Sobre o local
O Museu Histórico de São Lourenço do Sul foi fundado em 29 de maio de 1984 e fica dentro da Casa de Cultura, que funciona em um prédio construído em 1919 por imigrantes alemães, mantendo sua arquitetura original. Vinculado à Coordenadoria de Cultura desenvolve diversas atividades, possui em torno de 300 peças em exposição e tem por objetivo maior a preservação da cultura local e da região.
Além deste acervo de documentos, o arquivo possui um número significativo de fotos que retratam um pouco da história visual do município de São Lourenço do Sul. O acervo é oriundo de doações da comunidade, destacando-se as peças históricas e de mobiliário doadas por famílias tradicionais do município, instrumentos relacionados à tecnologia, ao trabalho e ao acervo pessoal do Dr. João Baptista Brauner, ex-prefeito, médico e militar que obteve importante papel no desenvolvimento do processo histórico do município.

Visitação através de agendamento pelo telefone: (53) 3251-9581
Local: R. Quinze de Novembro, 302, São Lourenço do Sul - RS, 96170-000