Durante a quarta-feira (25), o Prefeito Municipal, Zelmute Marten, recebeu, juntamente com a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Bork, Diretor Executivo, José João de Jesus da Fonseca, Diretora-Presidente, Samanta Takimi, Diretor executivo de operações da Região Sul, Milton Cordeiro, coordenadora de operações em São Lourenço do Sul, Thais Fonseca da CORSAN/AEGEA para tratar do Plano de Modernização da Água para o município, que estão sendo realizadas e planejadas pela empresa em São Lourenço do Sul.
Durante o encontro, a CORSAN/AEGEA apresentou o Plano de Modernização de Água para São Lourenço do Sul e as ações que já estão sendo realizadas no município: aumento de 30% da produção de água da captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e da ETA para a população; instalação de quatro pontos de pressão - Barrinha, Medianeira, ERS-265 e Camping Municipal, monitorados em tempo real pela central da empresa em Porto Alegre.
Além dessas ações, a substituição/ampliação de 1905 metros de rede nos pontos mais frágeis do município; setorização das redes em 18 setores, com 22 registros, o que possibilitará manutenções em pontos sem que o abastecimento seja afetado em outras regiões; instalação de 29 ventosas, as quais retiram ar das tubulações, evitando possíveis rompimentos de rede; a possibilidade de instalar mais Pontos de Controle de Qualidade da Água para a comunidade lourenciana, o qual contém um QR Code, que mostra a qualidade da água em tempo real; instalação de dois geradores de energia elétrica no setor de captação e na ETA e a realização de pesquisas ativas de vazamentos.
Os presentes na reunião ainda trataram do Plano de Tratamento de Esgoto no município, que irá efetivar neste âmbito, o que está previsto no Marco Legal do Saneamento - tratar 35% do esgoto até 2028 e 90% até 2033. Estabeleceram também a boa relação para um sistema de gestão compartilhada entre o DESAN e a CORSAN/AEGEA para monitorar o andamento dos planos apresentados e alinharam políticas de Educação Ambiental, que serão realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A ampliação da Tarifa Social de Água e Esgoto foi discutida e repassada ao departamento de Assistência Social, que fará um Relatório Socioeconômico para verificar quais famílias podem ser contempladas com tal benefício, que pode gerar até 50% de abatimento nas faturas.
A Prefeitura Municipal e a CORSAN/AEGEA firmaram uma aliança para desenvolvimento de estudos e projetos executivos e técnicos para o abastecimento de água na zona rural do município - onde ainda não existe cobertura da empresa, e captaram recursos em esforço conjunto com entidades nacionais e internacionais para a efetivação desse projeto importante para o município e sua comunidade.
Autor: Matheus Duarte - DECOM