Durante a quinta-feira (11), foi realizada a Assembleia Geral que definiu os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no biênio 2026-2028, conforme previsto pelo Edital nº 001/2025 do próprio conselho. A escolha marca um passo importante para fortalecer o controle social e a participação da comunidade nas políticas públicas de assistência social.
A composição ficou definida da seguinte forma:
Entidades e Organizações de Assistência Social
- APAE - Titular: Raquel Alonzo de Freitas Uarte; Suplente: Associação Beneficente São João da Reserva (conselheira Najara Medeiros)
- Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sul (ADRA Sul) - Titular: Nilziney dos Santos; Suplente: Igarete S. Rodrigues
- Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR) - Titular: Mariane dos Santos; Suplente: Lar dos Velhinhos Santo Antônio (conselheira Maira Hax Mendes de Souza)
Representantes dos Trabalhadores do SUAS
- Titular: Carla Renata dos Santos Cunha (SMDSH)
- Suplente: Aline Peglow (SMDSH)
Representantes de Usuários
- Titular: Jerri Eliano de Quevedo (Quilombo Monjolo)
- Suplente: Patrícia Blank Barwaldt (Quilombo do Boqueirão)
Representantes do Fórum dos Usuários
- Titular: Aura Solange Ferreira
- Suplente: Marco Vinício Machado Nunes
Durante a reunião, a presidenta do CMAS, Sandra Magda Becker, informou que o mandato da atual gestão foi prorrogado até 31 de janeiro de 2026, em função do período habitual de organização da Conferência Municipal de Assistência Social. Com isso, ficou deliberado que a eleição aconteceria ainda nesta data, e a nova gestão assumirá oficialmente a partir de fevereiro de 2026.
Na sequência, foi eleita e empossada também a nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2026-2028, composta por:
- Presidente: Mariane dos Santos (ASCAR)
- Vice-presidente: Sara Jane Gonçalves (SMECD)
- Secretária Executiva: Najara Medeiros (Associação Beneficente São João da Reserva)
Os conselheiros também realizaram o preenchimento do questionário do Censo SUAS 2025, que será posteriormente registrado no sistema eletrônico pela secretária executiva. A reunião reforçou o compromisso coletivo com a participação social e a consolidação das políticas públicas de assistência social no município.