Nesta segunda-feira (08), o Prefeito Municipal, Zelmute Marten assinou o Protocolo de Intenções com a empresa francesa NetZero e o ICLEI, Organização Internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade, que iniciará estudos para soluções de descarbonização da cadeia agrícola da região, incluindo a possibilidade de implantar uma usina de Biochar - produzido pela pirólise de resíduos agrícolas vegetais, gerando um produto rico em carbono, com grandes potencialidades como condicionador de solo e de regeneração de solos degradados.
A reunião contou com a presença da Secretária Estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, de secretários municipais, empresários da região sul, docentes da FURG e da UFPel e representantes do legislativo do município.
Além deles, a representante da NetZero, Maíra Colares e o Diretor Executivo da Rede ICLEI no Brasil, Rodrigo Corradi. Maíra apresentou as potencialidades do bioinsumo para a descarbonização, otimização de recursos da agricultura e de oportunidades surgidas na produção.
As partes destacaram que, no momento, falta verificar a disponibilidade de matéria orgânica para a produção do Biochar, que na região será focada na casca do arroz, e o apoio de empresas locais e regionais para o desenvolvimento do projeto.
Com esses aspectos alinhados, São Lourenço do Sul poderá receber uma usina de produção desse bioinsumo, gerando benefícios ao meio ambiente, a saúde da população e a economia, com a geração de novos postos de trabalho.
A Administração Municipal destaca a importância de ações como esta para fomentar os projetos que integram o Ecossistema de Inovação do município e declara o seu comprometimento com projetos que sejam alinhados ao desenvolvimento sustentável previsto nos ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.