16 AGO 2023
Dia Estadual do Patrimônio Cultural - São Lourenço do Sul
Dia Estadual do Patrimônio Cultural- São Lourenço do Sul

A Secretaria de Estado da Cultura estendeu os chamados a todos os municípios, instituições e coletivos governamentais, não governamentais, gestores e produtores culturais a contribuírem para a organização de atividades voltadas ao reconhecimento, à sensibilidade, à valorização e à preservação do patrimônio cultural.

Desde 2019, quando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia do Patrimônio Cultural, via decreto n° 54.608/2019. A Secretaria de Cultura do Estado promove as comemorações, que acontecem no terceiro final de semana de agosto.

Neste ano, o tema do Dia do patrimônio será “Cultura e Cidadania”.  Esta temática busca fortalecer a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso estado.

Igualmente, a Coordenadoria Municipal de Cultura reitera o convite a toda comunidade Cultural presente do nosso município a participar desta edição na manhã do dia 19 de Agosto de 2023, em frente ao prédio da Casa de Cultura, localizado na rua quinze de novembro, 302. Criando assim a comemoração chamada Rua das Artes, transformando a rua em frente ao prédio da Casa de Cultura em um espaço de cultura, comunicação, debate, apresentação, divulgação e interação, entre os vários tipos de grupos e expressões culturais presentes no nosso Município.

O intuito do evento é realizar uma comemoração cívica, onde possamos estimular o vínculo do pertencimento cultural dos cidadãos lourencianos, com seus grupos e coletivos proporcionando a aproximação com as expressões culturais e bens culturais presentes no Município.

As ações se concentram em sensibilizar, conhecer, usufruir, valorizar e preservar todas as ações de grupos e atividades envoltas na cultura local.

Sensibilizar é promover a memória, é divulgar os saberes em atividades de apresentação em rodas de conversa, com representações dos grupos provedores de cultura.

Conhecer é promover ações educativas abertas ao público, integrar temas como memória, história, meio ambiente, geografia e diversidade cultural. Realizando oficinas, visitas guiadas, rodas de conversa e incentivando a educação ambiental.

Usufruir é promover atividades gastronômicas, atividades ao ar livre, mostras musicais e apresentações de dança ou capoeira, apresentações e debates literários, de poesia e fotografia.

Valorizar é promover o desenvolvimento econômico a partir do potencial criativo em todo o patrimônio cultural, é gerar capacitação ao empreendedorismo cultural local, organizar encontros de cooperativas de artesãos e centros de referência para mestres de ofício, realizar capacitação de guias turísticos para atrativos locais, incentivar a confecção de produtos para promoção de divulgação do patrimônio local material e imaterial.

Preservar é reconhecer o valor imensurável que o patrimônio cultural possui e garantir que ele seja transmitido entre as gerações futuras, é fortalecer a rede de agentes culturais, é realizar ações de conscientização da importância dos bens culturais.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural- São Lourenço do Sul
Horário do evento: dia 19 de agosto das 9hrs às 12 hrs.
Endereço do evento: Rua Quinze de Novembro, 302.
Maiores Informações ligue para (53)3251-9581 ou envie um e-mail para casa.culturasls@gmail.com