08 AGO 2023
Grupo de produtoras de SLS realiza visita técnica à Fazenda Santa Isabel em Piratini para conhecer a produção de lã ovina e a grife Fio Farroupilha

O Grupo de Mulheres Rurais de Boqueirão e de Santa Isabel de São Lourenço do Sul, coordenados pela Extensionista Social Mariane da Silva Santos e da Méd. Veterinária Roberta Beiersdorf Medina, do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR (Convênio com SEAPI e SMDR) com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal , realizaram uma visita técnica a Fazenda Santa Isabel no 5° Distrito de Piratini/RS. O objetivo da visita foi conhecer a propriedade com tradição laneira, referência na criação da raça Ideal, ovino que oferta uma lã de extrema maciez direcionada ao artesanato de luxo por atingir um ótimo fator de conforto. A proprietária da Fazenda e artesã, Sra. Andrea Madruga, recebeu as visitantes no seu ateliê, fez a apresentação e o histórico do seu trabalho na área de artesanato, que sempre contou com o apoio da Emater. A grife Fio Farroupilha já teve suas peças expostas nos principais eventos do estado, possui coleções exclusivas expressando alta qualidade e bom gosto. A empresária relatou todo o processo do trabalho até a criação das peças. As produtoras puderam ver o processo de fiação e feltragem da lã de forma sucinta, e apreciar lindas criações expostas no ateliê, após foi oferecido um Café com pratos típicos locais, todos produzidos na Fazenda que foi sucesso entre o grupo de mulheres. As produtoras tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de produção de lã ovina de alta qualidade e a produção artesanal de peças de vestuário feitos a base de lã e feltro. Agregar conhecimento cultural, socialização através de vivências de outras famílias rurais, conhecer novos trabalhos artesanais que valorizam a história local e familiar, fonte de renda e profissionalização de alto nível através do artesanato, foi possível conhecer na tarde desta segunda-feira dia 07/08/2023.