05 JUN 2023
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Semana do Meio Ambiente inicia com muitas ações em São Lourenço do Sul
🌱A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente iniciou a semana do meio ambiente no dia primeiro de junho com uma série de atividades promovidas pela secretaria. O objetivo dessa iniciativa é sensibilizar a população sobre a necessidade de proteger a diversidade de ecossistemas que existem no nosso planeta. Uma das principais estratégias para isso é a educação ambiental nas escolas, pois as crianças são agentes de transformação social. Algumas das atividades realizadas foram as oficinas de mudas nativas e compostagem de leira didática no horto municipal e as palestras nas escolas municipais.
🪴As escolas EMEF Maximiliano Strauss e EMEF Germano Hubner participaram das oficinas de compostagem didática de leira, que teve como intuito incentivar a separação correta dos resíduos e ensinar como transformar resíduos orgânicos em adubos. A oficina de mudas nativas contou com a presença da EMEF Castro Alves, que aprendeu sobre a importância da preservação da biodiversidade local e como cultivar espécies nativas da região. As oficinas foram ministradas pela Rafaela Garcia, estudante de agroecologia da FURG-SLS e estagiária da SEPLAMA, e pelo Carlos Alberto Ferreira, funcionário do Horto Municipal, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os alunos. Agradecemos à Secretaria de Educação pelo apoio na articulação com as escolas e à escola Recanto Feliz pela doação dos resíduos orgânicos utilizados nas oficinas.
🌳As escolas EMEF Isolina Passos, EMEF Marina Vargas e EMEF Armando das Neves receberam as palestras de educação ambiental que foram ministradas pela Byatriz Lima, estudante de Agroecologia da FURG-SLS e estagiária da SEPLAMA, Naytiara Evaldt também estudante de Agroecologia e estagiária da SEPLAMA junto com a Associação de Recicladores de São Lourenço do Sul.
♻️As palestras tiveram como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como promover a conscientização sobre os conceitos de coleta seletiva e reciclagem.