15 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL
3° CONCURSO MUNICIPAL DE QUALIDADE DO MEL DE SÃO LOURENÇO DO SUL
3° CONCURSO MUNICIPAL DE QUALIDADE DO MEL DE SÃO LOURENÇO DO SUL

Em São Lourenço do Sul, o campo é responsável por 60% do Produto Interno Bruto (PIB), principalmente com as culturas de fumo, milho, arroz e soja. Pecuária de corte e de leite, além de outras várias culturas de agricultores familiares e a crescente produção orgânica completam a riqueza do campo, entre elas a Apicultura. Esta atividade é realizada por um grande número de produtores, e traz diversificação da produção e renda nas pequenas propriedades rurais.
É uma atividade que não necessita de cuidados diários, no entanto, traz ótima rentabilidade. Na data de aniversário do município de São Lourenço do Sul, 26 de abril de 2023, o Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o patrocínio do Banco Sicredi, estão organizando o 3° Concurso Municipal de Qualidade do Mel.
O evento deverá ocorrer a partir das 14:00 horas no Salão da Comunidade Católica Nossa Senhora da Conceição, localidade da Boa Vista. Concomitante ao Concurso, será realizada uma palestra sobre “Alimentação das Abelhas” ministrada pelo Gerente Regional de Pelotas da Emater/RS-ASCAR, Ronaldo Maciel.
Serão classificados 1° e 2° lugares nas Categorias: Mel Claro e Mel Escuro, estes deverão participar do Concurso Regional de Qualidade do Mel que vai ocorrer em 03/05/2023 no município de Capão do Leão. A apicultura é uma grande opção para agricultura familiar pois aumenta a renda, aproveita o potencial natural do meio ambiente, demanda pequenas áreas, possui um ciclo de produção curto, exige baixo valor de capital inicial. Os produtos das abelhas melíferas são o mel, própolis (uso medicinal), geleia real, pólen, apitoxina, cera e ainda realizam a polinização na agricultura.
O mel é um produto natural que contém açúcares, enzimas, sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.

As inscrições para participação no 3° Concurso Municipal de Qualidade do Mel serão realizadas a partir de 20/03/2023 no Escritório Municipal da Emater/RSASCAR, na rua General Osório número 2061, de segunda-feira até sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 até às 17:30 horas ou pelos telefones (53) 999987524 ou 32511278.