28 SET 2022
Prefeitura realizou Audiência Pública sobre a municipalização da ERS-265
Na noite desta terça-feira (27) a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul realizou no Auditório da Escola Marina Vargas uma Audiência Pública para discutir a municipalização da ERS-265 no trecho entre o trevo da BR 116 e o início da Avenida Nonô Centeno.
Estiveram participando da Mesa o Prefeito Rudinei Harter, o Procurador do Município, Dr. Henrique Lourenço Crespo, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA), Rodrigo Uarth e a Servidora da Secretaria Municipal da Fazenda, Eliane Goulart.
Na abertura da reunião o Prefeito Rudinei falou os motivos pelos quais foi decidido realizar a Audiência atendendo a reivindicação de diversas empresas as quais receberam notificação do DAER pelo uso irregular da área pública junto a rodovia com prazo de regularização.

Na última semana o Prefeito Rudinei esteve no DAER, em Pelotas, acompanhado do Procurador do Município Henrique Crespo para entregar um ofício com o objetivo de que aquele órgão aguardasse a realização desta Audiência Pública para que fosse tomada alguma decisão a respeito da penalização a ser aplicada às empresas instaladas no local.

Durante a Audiência realizada no dia de ontem, o Secretário da SEPLAMA, Rodrigo Uarth, explanou sobre o assunto demonstrando através de uma breve apresentação os passos para uma possível municipalização da ERS-265, falando ainda sobre os benefícios e consequências caso isso se realize. Rodrigo falou ainda sobre as atribuições que o município e também os moradores do trecho teriam que assumir se a rodovia for municipalizada, quanto à manutenção do asfalto, o qual tem um custo elevado e as vezes até inviável, além de diversas rótulas que teriam que ser instaladas ao longo do trecho em frente as propriedades e empresas.

Após foi disponibilizado o microfone para os moradores da ERS-265, empresas instaladas no local, Polícia Rodoviária Estadual e também o Presidente da ACI/CDL, Mahmoud Amer. Cada morador pôde explanar sobre seu ponto de vista, problemas e benefícios que a municipalização da ERS-265 pode trazer a cada um, da mesma forma em que o Presidente da ACI/CDL posicionou-se, enquanto entidade, a respeito da importância do desenvolvimento das empresas locais e do município. O Comandante Trindade, da Polícia Rodoviária Estadual, que tem seu Posto de atuação instalado no referido trecho da ERS-265 fez uso da palavra expondo a posição da PRE em relação a municipalização da rodovia, dizendo que independente do que for decidido a corporação seguirá fazendo seu trabalho da melhor forma possível, trazendo segurança, evitando acidentes, mantendo a lei e a ordem na região.

Por fim, foi pedido a opinião dos presentes sobre ser favorável ou não quanto a municipalização, usando cédulas que foram entregues a cada um contendo apenas  ( ) sim ou (  ) não. Esta ação foi realizada apenas para se ter uma prévia em relação a vontade dos moradores e empresas. Contabilizadas as respostas, foi obtido o resultado de 44 pessoas favoráveis a municipalização da ERS-265 e 17 não favoráveis. Ficou decidido ainda que haverão outras reuniões como esta com a presença de outras pessoas envolvidas na questão da municipalização e que não se fizeram presentes na noite de ontem.