08 SET 2022
Vacinação nas escolas de São Lourenço continua sendo realizada

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul seguindo as determinações do Estado iniciou no dia 31 de agosto um trabalho ainda mais intenso no que se refere a ampliação das coberturas vacinais nos estudantes do ensino maternal, fundamental e médio. A partir de então,  considerando o dia D, todas as unidades de Saúde começaram a desenvolver um trabalho de verificação das carteirinhas de vacinação assim como orientações quanto a importância da vacina no controle epidemiológico das doenças. E desde então a orientação é que todas as carteirinhas de todas os estudantes das escolas públicas e particulares sejam revisadas e após seja informado aos pais ou responsáveis as vacinas que estão faltando ou com Esquema incompleto, para que a unidade de saúde possa organizar um dia para ir à escola vacinar ou ainda marcar agendamento na unidade, visto que para a vacinação é necessário a presença do responsável pela criança.

Quanto a vacina contra poliomielite como é gotinhas de reforço, foi enviada aos pais uma solicitação que autoriza a vacinação na escola, assim como os adolescentes que falta alguma dose do esquema do Covid. Esse trabalho só se encerrará quando todas as carteirinhas de todos estudantes do município forem revisadas. Pretendemos também proporcionar horários diferenciados como no fim de semana para aqueles pais que não podem acompanhar o filho devido ao horário de trabalho. Só assim para conseguirmos ter um panorama mais amplo da cobertura municipal, e claro vacinar todas crianças.

Temos no cenário mundial uma redução de cerca de 32% a 45% das internações por pneumonia além de 39% a 75% da mortalidade, como por exemplo, no caso da vacina contra a gripe o que demonstra a efetividade da imunização. Outro benefício da vacinação é que impede que uma pessoa transmita o vírus ou bactérias para as outras.
A vacina é um procedimento seguro e eficiente para proteger as pessoas em todas as idades de muitas doenças infecciosas. É uma medida que serve para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças. Para que não ocorra o reaparecimento de doenças já erradicadas no Brasil é necessário manter os esquemas vacinais em dia.