Você conhece os benefícios de estar formalizado? A formalização traz uma série de benefícios,
entre eles você terá um CNPJ, com o CNPJ você poderá emitir notas fiscais, poderá vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo, acessar serviços financeiros (ex. conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito entre outros), ganhará maior poder de negociação com fornecedores, etc.
A principal vantagem para o empreendedor ou empreendedora é que a carga tributária do MEI não se altera com o volume de vendas, pois os valores são fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS) e reduzidos, e pode começar a funcionar imediatamente, pois está dispensado de alvará e a formalização ocorre inteiramente pela internet.
Com a formalização você e sua família passam a ter benefícios previdenciários. Para isso é preciso pagar as guias do DAS (boletos mensais) em dia e ter um número mínimo de contribuições, entre os benefícios estão aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade
Se tornar MEI traz várias simplificações para ajudar no dia a dia do negócio, mas exige cumprir algumas condições, como por exemplo:
-MEIs têm que pagar uma contribuição mensal (DAS)
-Emitir NF quando realizar negócios com pessoas jurídicas (para negócios realizados com PF, a emissão de NF é opcional, com algumas exceções)
-Preencher um
Relatório Mensal-Guardar notas fiscais de compra e venda por 5 anos
-Enviar uma Declaração de Faturamento Anual.
A Sala do Empreendedor orienta e auxilia nos processos de formalização gratuitamente, caso necessite entre em contato, pelo Telefone 53 32519598, e-mail
saladoempreendedorsls@gmail.com ou presencialmente, sito a Rua Senador Pinheiro Machado, nº 169 – centro, com atendimento de segunda a sexta- feira das 08 às 14 horas junto a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
Fonte:
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei