No final de janeiro de 2022, será retomado o cronograma que foi previsto na Portaria nº 631, de 19 de abril de 2019, do Ministério da Cidadania, para fins de inclusão dos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no Cadastro Único. Para lembrar, em 26 de outubro de 2021, foi divulgado no Blog da Rede SUAS que a Portaria nº 686 do Ministério da Cidadania prorrogou até 31 de dezembro daquele ano a continuação do cronograma.
Se o beneficiário tiver o crédito do benefício bloqueado, precisa ligar para a Central 135 do INSS. Na ligação, o beneficiário deverá pedir o desbloqueio do crédito do BPC, que ficará disponível para saque em até 48 horas.
Procurando o CRAS localizado na Pedro Ulisses Duarte n.º 285 ou a Secretaria Desenvolvimento Social localizada na Rua Barão do Triunfo n.º 138 é essencial verificar o que segue:
1. Se quem recebe o BPC e sua família estão incluídos no Cadastro Único –e quem está fora do Cadastro, deve ser incluído;
2. Se a última atualização dos dados cadastrais foi feita nos últimos dois anos – e se o cadastro está desatualizado, atualizar os dados, em especial renda e composição familiar;
3. Se todas as pessoas que estão no Cadastro, até mesmo crianças e adolescentes, se tiverem na família, estão com a informação de CPF preenchida – e se tiver pessoa sem CPF no cadastro, incluir essa informação.
Telefone Secretaria de Desenvolvimento Social: 3251-9500 (pedir transferência para 9560 Secretaria de Assistência Social).
É necessário realizar agendamento prévio para atualização e/ou cadastramento no Cadastro Único. Documentos necessários para atualização cadastral: Conta de luz atualizada, documentos de todos que moram na mesma casa: CPF, RG, título eleitor, carteira de trabalho, modelo 15, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de matrícula escolar em caso de crianças na escola.