30 DEZ 2021
Praça Coberta: Sustentabilidade e atração turística rumo a Cidade Inteligente
AVALIAR
PROCESSANDO ÁUDIO

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (30/12), Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) de São Lourenço do Sul acompanharam apresentação de projeto de implantação de Praça Coberta no município.

O projeto, apresentado pela arquiteta Franciéle Petri, compreende estruturas modernas e sustentáveis que serão instaladas junto a Praça Central Dedê Serpa, com mais de 4.000 m². Parte do plano de governo da gestão municipal, a previsão é de que a obra contará com recursos provenientes de emendas legislativas e contrapartida própria do Poder Executivo. Ainda em dezembro, a Prefeitura Municipal recebeu emenda de R$ 500 mil reais para o orçamento de 2022, proveniente do Deputado Federal Henrique Fontana para os devidos fins.

Inicialmente idealizada como “rua coberta”, a Praça Coberta de São Lourenço do Sul trata-se de anseio antigo das forças representativas da sociedade local, ACI/CDL e administração pública rumo a Cidade Inteligente. O projeto possui autossustentabilidade através da captação de energia solar que poderá contemplar diversas atividades além da iluminação própria do pavilhão e estudo de captação de água das chuvas.

As estruturas da Praça Coberta possibilitarão melhores condições para os feirantes lourencianos, fornecendo proteção contra chuvas e demais intempéries climáticas e, de igual forma, permitindo uma ampliação de feiras e maior abrangência de pequenos empreendedores.

No aspecto econômico, eventos de diversos portes públicos e privados como festivais e feiras gastronômicas, culturais e sociais poderão utilizar-se das estruturas do pavilhão, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e diminuindo custos de execução para os Poderes Públicos.

Além disso, com suas estruturas imponentes, o projeto apresentará uma nova concepção de turismo para o município, proporcionando atrações turísticas, inclusive nas baixas temporadas.

Estiveram presentes na agenda o Prefeito Municipal Rudinei Härter, Presidente da ACI/CDL Mahmoud Amer, Vice-Presidente Administrativo ACI/CDL Nélcio Bork, Diretor de Indústria ACI/CDL Eroni Wiegand, colaborador ACI/CDL Davi Schmalfuss Júnior, Vice-Prefeito Cléo Uarthe, Secretária Municipal de Saúde Adriane Martins, Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Luis Citrini Braga, Secretário Municipal da Fazenda Vilno Borck, Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Thiago Tuchtenhagen e o adjunto da pasta, Rodrigo Uarthe, Secretário Especial de Gabinete Cristian Iepsen, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Moisés Araujo, Secretária Municipal de Administração Elizete Kohler e o colaborador público Hugo Hinterholz.

Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022