04 JUL 2019
Leitura como terapia: Biblioteca Pública tem acervo na Santa Casa

A literatura como terapia. Este é o objetivo da banca do Literatura na Rua que foi montada pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Cultura na Santa Casa de Misericórdia. É uma oportunidade de leitura para os profissionais, pacientes e acompanhantes. Mais do que um simples passatempo, a biblioterapia ajuda no tratamento de quem está internado e alivia a tensão do ambiente hospitalar.

A banca foi montada na Santa Casa meses atrás, levando obras da Biblioteca Pública Municipal Professora Elida Frömming Schild e faz parte do Literatura na Rua, projeto que tem levado obras para o calçadão central da cidade e teve uma banca junto ao Container Verão +Esportes durante a temporada, na praia das Nereidas. Nesta semana, o prefeito Rudinei Härter, a coordenadora de Cultura Miriam Freitas, o secretário adjunto de Gabinete Felipe Lobato e o bibliotecário Ilno Alexandre Pereira Conceição estiveram no espaço junto a Santa Casa, levando mais obras para disponibilizar aos leitores.

Na oportunidade, funcionários da instituição elogiaram a iniciativa, revelando o grande sucesso que a banca está fazendo. Além da grande procura por quem está na Santa Casa, muitas pessoas do interior do Município estão retirando livros, devolvendo-os após a leitura. A ideia é de uma “biblioteca honesta”, em que as pessoas mesmo retiram os livros e colocam o nome no cadastro, devolvendo após a leitura. É possível também fazer a troca, deixando na banca outro livro. As obras não fazem parte do acervo oficial da Biblioteca, são títulos repetidos e recebidos como doação e estão sendo utilizados como terapia, um conforto no ambiente hospitalar.