Na última quarta-feira (05) o prefeito Rudinei Härter participou, juntamente com outras lideranças do setor fumageiro, do lançamento da 22ª edição do Anuário Brasileiro do Tabaco 2018. A publicação é referência internacional no que diz respeito a produção, mercado e indústria do tabaco. Além de representar a região sul como presidente da Azonasul, Härter representou a Amprotabaco (Associação dos Municípios Produtores de Tabaco), como vice-presidente.
Atualmente são cerca de 150 mil famílias dedicadas à produção do tabaco nos três estados do Sul, presente em 556 municípios, envolvendo 600 mil pessoas no meio rural. O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e o maior exportador de tabaco. Na última safra foram produzidas 632 mil toneladas nos 289 mil hectares cultivados no país.
São Lourenço do Sul tem a segunda maior produção entre os municípios produtores nos três estados do Sul. O tabaco é a cultura de maior geração de renda ao Município. Atualmente, 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Lourenço do Sul é da agricultura e neste universo, cerca de 60% é gerado pelo Tabaco.









